Escreva seu Comentário:

Warning: include(../i_menu_impressao.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in D:\Domains\omelhordaweb.com.br\wwwroot\poesias\comentario_poesia.php on line 406

Warning: include(../i_menu_impressao.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in D:\Domains\omelhordaweb.com.br\wwwroot\poesias\comentario_poesia.php on line 406

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../i_menu_impressao.php' for inclusion (include_path='c:\php5.2fastcgi\dev;c:\php5.2fastcgi\ext;c:\php5.2fastcgi\extras;c:\php5.2fastcgi\extras\pdf-related;c:\php5.2fastcgi;.') in D:\Domains\omelhordaweb.com.br\wwwroot\poesias\comentario_poesia.php on line 406
Artigos

Autor(a): DIRCEU DETROZ

PIOR DO QUE PERDER A COPA (Dirceu Detroz)
Apesar da derrota para a Bélgica ser ainda consequência do humilhante 7x1, a utopia de ser hexacampeão alimentou grande parte dos brasileiros por algumas semanas. Outra vez, a Copa do Mundo deixou uma lição. Craques sozinhos não ganham nada sem um time. E quando no lugar do craque se tem um pop star...

A maioria dos convocados não porque mora fora do país, mas quando as lágrimas secarem os brasileiros descobrirão que há algo pior do que perder a Copa do Mundo nos esperando em outubro. Precisaremos escolher nossos novos governantes. Diante de uma urna, é proibido disfarçar se esgoelando para cantar a capela do Hino Nacional.

No domingo que passou, o jornal “O Globo” fez uma montagem com a foto de quatro candidatos. Ali estavam Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Gerando Alckmin. Se fosse um time de futebol só teríamos brucutus. A manchete da reportagem não era esta, mas bem que poderia ser “A Terrível Escolha”. A seleção repetiu os erros de 2014. Os Brasileiros repetirão os erros de 2014 nas urnas?

Talvez, alguns que aparecem na montagem não estarão nas fotos das urnas. Outros fora da montagem possivelmente sim. Afinal, temos um candidato preso fazendo campanha. Melhor seria dizer, está preso enquanto escrevo esta crônica. Até terminá-la, ou até que meus leitores leiam não se sabe. O domingo sem Copa do Mundo está animado com o “jogo das togas”.

A democracia brasileira passa por um momento delicado. Diria até mesmo perigoso. Mesmo assim, vejo muitos formadores de opinião comemorando. Eles dizem que apesar da fase ser conturbada, as nossas instituições estão funcionando. É verdade, as nossas instituições estão funcionando, mas é preciso analisar de que maneira.

No Executivo temos um presidente que nunca conseguiu governar. Michel Temer passa a maior parte do tempo cuidando dos seus problemas com a justiça, do que governando o país. Da sociedade tem praticamente zero de apoio. No Congresso nenhuma das suas sonhadas reformas foram aprovadas. Temer está mais para um objeto decorativo.

Não sei se em algum momento da nossa História, o Congresso Nacional realmente representou a sociedade brasileira. Nosso Congresso está mais para um cabide de empregos. Ele tem a fórmula mágica de transformar deputados e senadores em pessoas ricas. Apenas isto. Quem entra ali, faz de tudo para nunca mais sair.

Os acontecimentos do domingo mostraram a vergonha que é a justiça brasileira. As leis não importam. O importante é o acampamento ao qual dono da toga pertence. Alguns mandam prender. Outros mandam soltar os presos que os “alguns” mandaram prender. Ricardo Noblat escreve em seu blog na revista Veja sobre o feio strip-tease da nossa justiça. Fato é que todas as nossas instituições aderiram strip-tease. Eles acham bonito.   


Publicado no site: O Melhor da Web em 09/07/2018
Código do Texto: 137887
É necessário efetuar o login para fazer comentários.
Comentários Recebidos