Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
kuryos - Silvio Dutra
Silvio Dutra
Cadastrado desde: 29/08/2012

Texto mais recente: Glória Vã



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de Silvio Dutra , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6704

 
Textos & Poesias || Evangélicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
O Justo Permanecerá – II Reis 12
02/01/2013
Autor(a): Silvio Dutra
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
O Justo Permanecerá – II Reis 12

A chave para a mensagem principal aos cristãos, nos capítulos 11 e 12 do livro de II Reis, chama-se Joiada, cujo nome no original hebraico é    ihoiada, que significa conhecido por Jeová, e de fato ele era bem conhecido do Senhor, porque não foi sem razão que Ele lhe deu longevidade para viver 130 anos (II Crôn 24.15), com pleno vigor ainda em sua velhice e mantendo diante dEle uma vida irrepreensível e piedosa, para principalmente garantir a continuidade da descendência de Davi no trono de Judá, porque como vimos no capítulo anterior a este 12º de II Reis, que estaremos comentando, Joás foi o único descendente que lhe restara e que seria fatalmente morto por Atalia, ou impedido de subir ao trono, não fora a instrumentalidade de Joaida, nas mãos de Deus.
Ele foi portanto, mantido em vida por tanto tempo, especialmente, para este propósito de que a promessa do Senhor feita a Davi não viesse a caducar, e ainda, que o Senhor seja poderoso para garanti-la por outros meios, este foi o que Ele escolhera para exaltar o Seu grande nome, quanto a não permitir que nenhum dos Seus propósitos seja frustrado.
Joiada havia sido contemporâneo dos reis piedosos Asa e Josafá, que haviam reinado em Judá sucessivamente por 66 anos (Asa, 41 anos e Josafá 25).
E deve ter sido muito duro para um sacerdote piedoso como Joiada ver não somente o ofício sacerdotal, como o culto ao Senhor e o Seu templo serem grandemente desprezados e perseguidos nos dias em que Jeorão, esposo de Atalia, Acazias, filho deste, e a própria Atalia,    mantiveram o culto a Baal em Judá por 16 anos (Jeorão, 8 anos, Acazias 1 ano e Atalia 7 anos).
Com isto nós podemos entender todo o vigor de suas ações para tirar Atalia do trono, com vistas a garantir a sucessão dos descendentes de Davi, conforme promessa do Senhor.
Certamente, o seu desejo não era apenas o de manter um descendente de Davi no trono, mas uma sucessão de reis piedosos, porque Jeorão e Acazias eram seus descendentes e foram reis ímpios, que não honraram o Senhor.         
O mais espantoso disto tudo, quanto ao poder e soberania de Deus, para cumprir os Seus propósitos, é que Joiada já era de idade avançada quando Joás começou a reinar com apenas sete anos de idade, debaixo da tutela de Joiada, pois Joás morreu aos 47 anos de idade, e ainda que Joiada tenha morrido antes de Joás, ele teria no mínimo 83 anos quando Joás nasceu.
Quantas lições o Senhor nos dá através da vida de Joiada, como por exemplo, a paciência no sofrimento de suportar um ministério infiel de reis ímpios, por longos dezesseis anos, depois de ter estado debaixo da direção piedosa de reis como Asa e Josafá, por um período tão longo de 66 anos.
Isto serve de modelo para nós quanto à paciência com que devemos suportar ministros que não apascentam o rebanho do Senhor com conhecimento e inteligência.
Outra grande lição é a de que Ele pode dar força e determinação a pessoas ainda que avançadas em idade ou mesmo portadoras de enfermidades, de forma que possam cumprir com todo vigor a Sua vontade.
Este era o segredo por detrás do poder de um Richard Baxter, de um Spurgeon, de um William Tyndalle, que foram usados poderosamente pelo Senhor por um longo tempo, a par de todas as enfermidades que tiveram ou de sua idade avançada.   
“29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,
31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” (Is 40.29-31).



“1 Foi no ano sétimo de Jeú que Joás começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia, de Berseba.
2 E Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o instruiu.
3 Contudo os altos não foram tirados; o povo ainda sacrificava e queimava incenso neles.
4 Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas consagradas que se trouxer à casa do Senhor, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a casa do Senhor,
5 recebam-no os sacerdotes, cada um dos seus conhecidos, e reparem os estragos da casa, todo estrago que se achar nela.
6 Sucedeu porém que, no vigésimo terceiro ano do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado os estragos da casa.
7 Então o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os demais sacerdotes, e lhes disse: Por que não reparais os estragos da casa? Agora, pois, não tomeis mais dinheiro de vossos conhecidos, mas entregai-o para o reparo dos estragos da casa.
8 E consentiram os sacerdotes em não tomarem mais dinheiro do povo, e em não mais serem os encarregados de reparar os estragos da casa.
9 Mas o sacerdote Joiada tomou uma arca , fez um buraco na tampa, e a pôs ao pé do altar, à mão direita de quem entrava na casa do Senhor. E os sacerdotes que guardavam a entrada metiam ali todo o dinheiro que se trazia à casa do Senhor.
10 Sucedeu pois que, vendo eles que já havia muito dinheiro na arca, o escrivão do rei e o sumo sacerdote vinham, e ensacavam e contavam o dinheiro que se achava na casa do Senhor.
11 E entregavam o dinheiro, depois de pesado, nas mãos dos que faziam a obra e que tinham a seu cargo a casa do Senhor; e eles o distribuíam aos carpinteiros, e aos edificadores que reparavam a casa do Senhor;
12 como também aos pedreiros e aos cabouqueiros; e para se comprar madeira e pedras de cantaria a fim de repararem os estragos da casa do Senhor, e para tudo quanto exigia despesa para se reparar a casa.
13 Todavia, do dinheiro que se trazia à casa do Senhor, não se faziam nem taças de prata, nem espevitadeiras, nem bacias, nem trombetas, nem vaso algum de ouro ou de prata para a casa do Senhor;
14 porque o davam aos que faziam a obra, os quais reparavam com ele a casa do Senhor.
15 E não se tomavam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro para o dar aos que faziam a obra, porque eles se haviam com fidelidade.
16 Mas o dinheiro das ofertas pela culpa, e o dinheiro das ofertas pelo pecado, não se trazia à casa do Senhor; era para os sacerdotes.
17 Então subiu Hazael, rei da Síria, e pelejou contra Gate, e a tomou. Depois Hazael virou o rosto para marchar contra Jerusalém.
18 Pelo que Joás, rei de Judá, tomou todas as coisas consagradas que Josafá, Jeorão e Acazias, seus pais, reis de Judá, tinham consagrado, e tudo o que ele mesmo tinha oferecido, como também todo o ouro que se achou nos tesouros da casa do Senhor e na casa do rei, e o mandou a Hazael, rei da Síria, o qual se desviou de Jerusalém.
19 Ora, o restante dos atos de Joás, e tudo quanto fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?
20 Levantaram-se os servos de Joás e, conspirando contra ele, o feriram na casa de Milo, junto ao caminho que desce para Sila.
21 Foram Jozacar, filho de Simeate, e Jeozabade, filho de Somer, seus servos que o feriram, e ele morreu. Sepultaram-no com seus pais na cidade de Davi. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.” (II Rs 12.1-21).



Publicado no site: O Melhor da Web em 02/01/2013
Código do Texto: 100401
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.