Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
kuryos - Silvio Dutra
Silvio Dutra
Cadastrado desde: 29/08/2012

Texto mais recente: É pela Graça, mas é Doloroso



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de Silvio Dutra , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6704

 
Textos & Poesias || Evangélicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
CARACTERÍSTICAS DE UM AVIVAMENTO GENUÍNO – Parte 1
03/02/2013
Autor(a): Silvio Dutra
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
 
102126    CARACTERÍSTICAS DE UM AVIVAMENTO GENUÍNO – Parte 1 kuryos - Silvio Dutra
CARACTERÍSTICAS DE UM AVIVAMENTO GENUÍNO – Parte 1


Por William Sprague (Excertos adaptados do seu livro Conferências em Avivamentos)

Quais são algumas das evidências de um avivamento genuíno da religião?
1. O fato de que qualquer movimento que reivindica ser um avivamento foi realizado através de meios bíblicos, é uma evidência a favor de sua autenticidade.
Deus não somente nos deu a Sua Palavra como uma regra de fé, como também de prática; e na mesma proporção que nós aderimos a isto, nós temos o direito de esperar a Sua bênção; na mesma proporção que quando nós nos afastamos da Palavra, temos razão para esperar a Sua ira.
Deus honrará as Suas próprias instituições; e as instituições de homens, enquanto conformadas ao espírito da Sua Palavra, mas sempre que o último for colocado no lugar do primeiro, ou exaltado sobre ele, ou assume uma forma que a Palavra de Deus não autoriza, nós não podemos supor que Ele possa considerá-lo com favor; e até mesmo se, durante um tempo, pudesse parecer ser uma bênção, há razão para se acreditar que o evento mostrará que naquela bênção aparente estavam incluídos os elementos de uma maldição.
Agora aplique isto ao assunto de avivamentos. Suponha que tenha havido uma excitação poderosa no assunto de religião produzido por meios que estão em guerra com o espírito do evangelho; suponha doutrinas sendo pregadas que não são reconhecidas pelo evangelho, e doutrinas que omitiram o que é considerado fundamental no evangelho; e que no lugar do uso simples, honesto e fiel da espada do Espírito substituíram isto por uma massa de maquinaria projetada para produzir seu efeito nas paixões; suponha uma religião desta substância, que em vez de consistir em arrependimento, fé, e santidade, consistisse em quedas, gemidos, gritos e; nós deveríamos dizer sem hesitar que isto é um trabalho genuíno da graça divina; ou se havia algum puro trigo, deve haver uma grande quantidade de palha.
Pode ser seguro admitir até mesmo nas cenas mais selvagens, a possibilidade de algumas conversões genuínas; porque pode haver um pouco de verdade pregada, e alguns que acreditam que toda oração oferecida, Deus pode considerar e pode honrar, apesar de todo o erro e ilusão com que possa estar misturada.
Mas em geral é perfeitamente certo concluir que quando os homens estão descontes com a verdade clara da Bíblia, e dispostos a substituir suas doutrinas por doutrinas ou dispositivos da própria imaginação deles, qualquer excitação que possa ser produzida, ainda que grande e poderosa, é de um caráter sumamente duvidoso. Se o efeito participar do mesmo caráter da causa, deve ser da terra, isto é, será terreno e não do céu.
Por outro lado, onde há uma atenção à religião excitada pela clara pregação com fé da verdade de Deus em toda a sua amplitude, e pelo uso dos meios simples e honestos que a Palavra de Deus prescreve, nós não podemos duvidar razoavelmente que aqui haja um trabalho genuíno do Espírito Santo.
Os meios usados podem ser fracos em alguns cumprimentos; quer dizer, pode haver a ausência inteira de um ministério eloquente e poderoso; não obstante se a verdade de Deus é dispensada razoavelmente, e completamente, e com sinceridade religiosa, e outros meios correspondentes usados de uma maneira equivalente, pode ser atribuído o efeito que é produzido, à operação da graça divina; e é um fato que faz grande honra à soberania de Deus que a instrumentalidade mais humilde, quando bem dirigida, foi honrada frequentemente por uma multidão de conversões que um curso de vida santa tem provado ser genuíno.
Se então nós temos o direito de dizer que Deus honra a Sua própria Palavra e instituições, os meios empregados que produzam um avivamento fornecem um bom critério pelo qual determinar seu caráter.
Pode ser que nem sempre seja fácil aplicar com precisão esta regra em determinados casos, porque há frequentemente uma mistura estranha de bem e mal; mas sem decidir quão distante qualquer avivamento particular é genuíno ou falso, nós podemos decidir seguramente que é assim na mesma proporção em que seja bíblico ou não conforme as Escrituras, respectivamente.


Publicado no site: O Melhor da Web em 03/02/2013
Código do Texto: 102126
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.