Espaço Literário

O Melhor da Web


Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
dirceu - DIRCEU DETROZ
DIRCEU DETROZ
Cadastrado desde: 27/12/2012

Texto mais recente: OS PERIGOS DE UM ENCONTRO (Dirceu Detroz)



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de DIRCEU DETROZ , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6941

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
PRESÍDIO SÓ COM PLEBISCITO
06/08/2013
Autor(a): DIRCEU DETROZ
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
PRESÍDIO SÓ COM PLEBISCITO

Meus artigos são publicados as sextas-feiras no Jornal do Povo, em Rio Negrinho - SC.

Rio Negrinho é a cara do corporativismo político brasileiro. Cuspida e escarrada. E se a sociedade não permanecer atenta, esse corporativismo acabará alterando o nosso futuro, sem ter legitimidade para isso.

Para os míopes e cegos, não estamos falando no futuro de amanhã. É o futuro dos seus netos e bisnetos. Quando muitos, inclusive eu, já seremos manjar de minhocas. Político sem essa capacidade visionária deveria pedir o boné, e ainda se envergonhar de um dia ter representado a sua sociedade.

Também, não estamos falando de consertar bueiros. Ou fechar trevos. Está em andamento a ideia da construção de um presídio em Rio Negrinho. Em troca de algumas benesses políticas a ideia partiu do prefeito Alcides, que não eleito para isso. Agora como quem não quer nada, os vereadores da base aliada, e maioria na Câmara, estão se movimentando. Eles também, não foram eleitos para isso. E benesses politicas são bem conhecidas. De repente, computadores se transformam em trablets.

E tem mais. Garanto que nenhum cidadão deu ou dará carta de representação, para que empresários e entidades participem desse processo. Mesmo que sejam com visitas inocentes. E depois com as “audiências públicas”. Outra das grandes basbaquices criadas pelo Partido dos Trabalhadores. Em nome da legitimidade.

Mais espantoso ainda, é convidar delegados, promotores e juízes para dar opinião. Com todo respeito, eles nem deveriam ser convidados. O motivo é simples. Essas autoridades não podem opinar sobre o nosso futuro. Aqui elas são “turistas”. Estão de passagem. Eu espero o mínimo delas. Bom senso e responsabilidade. E que permaneçam caladas.

Geograficamente estamos entre Mafra e São Bento do Sul. Mesmo para aqueles que não enxergam um palmo a frente do nariz, e são muitos, fica fácil saber qual o exemplo que devemos seguir. Alguém já se perguntou de onde vem à força política de São Bento do Sul? E por que dependemos deles para tantas coisas?

Não podemos aceitar um presídio em troca de benesses políticas. Num primeiro momento, haverá filas pela paternidade. Esse bater no peito e gritar “eu fiz” está virando moda e dando nojo. Quando a coisa começar a dar errada, e vai dar, certamente não encontraremos ninguém para responsabilizar. Ninguém na fila.

Então, se querem que a ideia de um presídio em Rio Negrinho siga adiante, proponho que se faça um plebiscito. Uma mudança dessa magnitude, que afetará o município e gerações para sempre, deve ser decidida pelo povo. E não por empresários ou entidades. Muito menos por uma classe politica corporativista, e sem opinião própria.

Não gostaria que a minha geração fosse lembrada por um epitáfio de “burra” com razão.


Publicado no site: O Melhor da Web em 06/08/2013
Código do Texto: 109207
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.