Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
dirceu - DIRCEU DETROZ
DIRCEU DETROZ
Cadastrado desde: 27/12/2012

Texto mais recente: DISSONÂNCIA (Dirceu Detroz)



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de DIRCEU DETROZ , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6941

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
A CULPA NÃO É DOS OSSOS (Dirceu Detroz)
25/08/2014
Autor(a): DIRCEU DETROZ
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
A CULPA NÃO É DOS OSSOS (Dirceu Detroz)

Por ocasião das comemorações dos 100 anos do início da 1ª Guerra Mundial, não sei por que uma guerra deve ser comemorada, o canal “History” exibiu uma série sobre as duas Guerras Mundiais.

No script estava o papel dos protagonistas da segunda guerra na primeira. De Stalin a Churchill, passando por Hitler, a série quis mostrar o que cada um fez nos dois conflitos. Claro que não devemos ser inocentes e acreditar quando a História é contada apenas pela ótica do lado vencedor.

Nunca me aprofundei no estudo das guerras. Então consultei um amigo que fez isso, sobre a hipotética cena em que o soldado raso Adolf Hitler, está na mira de um soldado francês sem coragem para puxar o gatilho.

Meu amigo apenas confirmou o que eu imaginava. Não existem evidências históricas sobre isso. A série se valeu de ficção quando lhe convinha. Imaginem o que milhões de telespectadores perguntariam. E se o soldado francês tivesse atirado? Haveria a 2ª Guerra Mundial? A Guerra Fria? O temor atômico? Como seria o mundo hoje?

Alguns especialistas ouvidos na série foram unânimes afirmando que só houve uma Guerra Mundial. Durou de 1914 a 1945. Sabendo que os principais protagonistas foram os mesmos, essa afirmação faz sentido. E querendo colocar no mesmo balaio a Guerra Fria, o conflito “supostamente” terminou apenas em 1989.

Infelizmente os genes das imbecilidades das guerras, foram trazidos das cavernas. É possível afirmar que em nossa curta História no planeta, alguém em algum lugar sempre está fazendo guerra. Uma das nossas “virtudes” é encontrar motivos e inimigos.

Os motivos das guerras em 100% das vezes são ainda mais imbecis.    Conquista de territórios, supremacia racial e étnica ou religiosa. A carnificina das “Cruzadas” foi em nome de Deus. E hoje, em seu nome o terror e as matanças ainda continuam.

Lado a lado com Hitler, Saddan Hussein, Bashar al-Assad e alguns “mocinhos camuflados”, as diferenças com outros imbecis da História são poucas. Com tanta imbecilidade, é difícil acreditar que somos criação e semelhança de algum Ser Divino.

O que nos torna menos infelizes, se isso for possível, é saber que das cavernas também vieram os genes da genialidade. É uma pena que ser um imbecil seja muito mais fácil. Que ganhe muito mais evidência e status. Alguns até governam ou governaram milhões.

Stanley Kubrick foi genial em “2001 Uma Odisseia no Espaço”. Tatuou definidamente a nossa essência para as guerras, na cena onde os primatas descobrem que um pedaço de osso poderia ser uma arma. A culpa não é dos ossos. É da nossa imbecilidade.


Publicado no site: O Melhor da Web em 25/08/2014
Código do Texto: 121367
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.