Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
dirceu - DIRCEU DETROZ
DIRCEU DETROZ
Cadastrado desde: 27/12/2012

Texto mais recente: É POSSÍVEL FINGIR OUTRA VEZ? (Dirceu Detroz)



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de DIRCEU DETROZ , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6941

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
A EDUCAÇÃO DEIXOU DE SER O TEMA (Dirceu Detroz)
26/01/2015
Autor(a): DIRCEU DETROZ
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
A EDUCAÇÃO DEIXOU DE SER O TEMA (Dirceu Detroz)

Então veio o susto. Na verdade um susto de mentirinha. São poucos, e no governo menos ainda, aqueles que estão interessados e preocupados com os rumos da educação brasileira.

Cada Ministro da Educação novo que assume promete uma revolução. Cid Gomes chegou com o status de ter elevado o nível educacional do Ceará. O que convenhamos não representa nada. Fato é que todo o novo ministério de Dilma Rousseff não representa nada. O país está precisando de muito mais.

Vi uma foto de novo ministro. Atrás dele estava escrita uma frase emblemática usada pelos governos petistas. “País rico é país sem pobreza” Esta frase deveria ter um complemento. “País rico é um país sem pobreza e sem analfabetos funcionais” E desses a educação brasileira está fabricando aos milhares. Ou seria aos milhões?

Uma doutora em educação da PUC-Rio, disse que “meio milhão de estudantes com nota zero em redação é absurdo”. Não é apenas absurdo. É preocupante e assustador também. Isso sabendo apenas os zerados. Acho que o absurdo esconderia uma catástrofe ainda maior se soubéssemos o número de estudantes que não alcançaram média cinco em redação.

Estranhamente houve aqueles que tentaram encontrar o culpado no tema da redação. Uma prova de que os analfabetos funcionais não estão apenas entre os nossos estudantes.

Talvez, o primeiro movimento retrógrado da nossa educação começou com a minha geração, ainda na Ditadura Militar. De péssimo a ótimo, de repente, nos transformaram em meros conceitos. E isso não foi o pior. No final do ano, o péssimo e o ótimo passavam juntos para a série seguinte. A reprovação foi sumariamente abolida.

E se a qualidade do nosso ensino médio está abaixo da crítica, o ensino superior fica no mesmo patamar. Nossas universidades assustadoramente começam apresentar outras especialidades. Festas regradas com bebidas e drogas. Com algumas mortes. Qual seria o resultado de um ENEM do ensino superior? Sem o uso de maconha.

O que esperar de um país, aonde um ministro idiota acusa Monteiro Lobato de ser racista. Só ele é capaz de enxergar a cor negra da tia Anastácia, e fazer apologia. Os leitores infantis dessas obras não estão nem aí para a cor de algum personagem.

Ou do site Globo.com. Que ao fazer uma reportagem sobre as notas mil da redação, estampou as fotos de apenas três moças lindas. Ficou a impressão que nota mil é simplesmente sinônima de beleza. Misturar beleza com cultura não é o caminho.


Publicado no site: O Melhor da Web em 26/01/2015
Código do Texto: 124754
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.