Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
dirceu - DIRCEU DETROZ
DIRCEU DETROZ
Cadastrado desde: 27/12/2012

Texto mais recente: O CÉU DAS ESTAÇÕES (Dirceu Detroz)



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de DIRCEU DETROZ , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6941

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
50 TONS NA TELONA (Dirceu Detroz)
09/03/2015
Autor(a): DIRCEU DETROZ
VOTE!
TEXTO ELEITO
1
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
50 TONS NA TELONA (Dirceu Detroz)

Mesmo separados no tempo e no espaço por quase quatro décadas e meia, é difícil para quem está assistindo “50 Tons de Cinza” e tem mais de cinquenta anos, não se lembrar de “O Último Tango em Paris”, com Marlon Brando e Maria Schneider. Eu lembrei.

Enquanto Brando e Maria dirigidos por Bertolucci escandalizam indo muito além do explícito com a “manteiga”, 50 Tons de Cinza fica na tentativa. Quem for vê-lo pensando em sexo, ou em ficar com tesão, perderá o dinheiro do ingresso. Então leia o livro. É provável que acabe ficando. Só que o livro custa bem mais caro sem pirataria.

A ideia nem é mostrar sexo ou ser excitante. É em apenas alguns poucos momentos. 50 Tons de Cinza não está interessado em mostrar a nudez do corpo. Sem você se dar conta já está excitado pela linha tênue que separa o amor do instinto. Então percebe que a alma também pode ficar nua. Quando nossos diabinhos se desnudam explicitamente.

Muitos sairão do cinema com a convicção de que a culpada pelo sadomasoquismo do personagem foi à tia dele. Aquela... E adoramos dizer alguns adjetivos feios. Outros sairão com uma pontinha de inveja do seu sucesso profissional e da sua ostentação. E nem lembrarão que a mesma tia poderia ter um papel decisivo nessa parte também.

Para os donos de um pudor exacerbado, algumas cláusulas do contrato que a personagem nunca assinou como “mão no ânus ou na vagina” são puras aberrações. Alguém lembrará que o contrato também proibia uso de álcool de drogas? Todos nós sabemos como é o fim de um viciado.

A sala dos brinquedinhos, que poderíamos chamar de “sala dos horrores”, é mais uma sala de curiosidades. Os estoques dos sex shop possuem a maioria deles. E ficaríamos espantados com os números das pesquisas de vendas.

O enredo do filme é mais psique do que sexual. É a estória do sadomasoquista que quis experimentar o amor, e do amor que experimentar o sadomasoquismo. O enredo mostra que instinto e sentimento caminham por linhas paralelas. E de como é difícil, quase impossível os dois se encontrarem. Quando isso acontece o fim é trágico.

Tanto a ficção quanto a realidade nos empurram para uma pergunta crucial da evolução humana. O que seria do nosso sentimento e do nosso instinto sem o prazer sexual. Na escala evolutiva o sexo tem a capacidade de nos hipnotizar e de nos manter dominadores e submissos. Nem o sentimento e nem o instinto sobreviveria sem ele.

E se a última cena do filme deixou alguma duvida, essa é outra faceta humana. Temos um medo terrível daquilo que mais desejamos. Fato é que nenhum sentimento ou instinto termina como se fosse simplesmente uma porta de elevador se fechando.


Publicado no site: O Melhor da Web em 09/03/2015
Código do Texto: 125354
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.