Espaço Literário

O Melhor da Web

 

Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
kuryos - Silvio Dutra
Silvio Dutra
Cadastrado desde: 29/08/2012

Texto mais recente: A Paz do Diabo e a Paz de Deus



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de Silvio Dutra , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6704

 
Textos & Poesias || Evangélicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
A Beleza da Santidade
06/07/2017
Autor(a): Silvio Dutra
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
A Beleza da Santidade


A. W. PInk (1886-1952)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra



"Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da Santidade." (Salmo 29: 2).
A santidade é a antítese do pecado; e a beleza da santidade está em contraste direto com a feiura do pecado. O pecado é uma deformidade, uma monstruosidade. O pecado é repulsivo, repelente para o Deus infinitamente puro: é por isso que ele escolheu a lepra, a mais repugnante e horrível de todas as doenças, para ser seu emblema. Quando o Profeta foi divinamente inspirado para descrever a condição de Israel degenerado, foi nessas palavras: "Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo." (Isaías 1: 6). O pecado nos era enganador e odioso: não meramente suas formas mais grosseiras, mas o próprio pecado.
No extremo oposto da horrenda face do pecado está "a beleza da santidade". A santidade é adorável à vista de Deus: necessariamente assim. É o reflexo de Sua própria natureza, pois Ele é "glorioso em santidade" (Êx. 15:11). O que pode ser cada vez mais atraente para ser sinceramente procurado por nós!
Talvez a maneira mais simples de trazer a beleza da santidade seja contrastá-la com as belezas do tempo e do sentido.
Primeiro, a beleza da santidade é imperceptível para o homem natural, e aí difere radicalmente das belezas da mera natureza. Ele pode contemplar e admirar um vale lindo, o rio suavemente fluindo, os pinheiros da montanha, a cachoeira apressada; mas para a excelência das graças espirituais - ele não tem olhos. Ele considera alguém que (por graça) se submete humildemente a provações doloridas - como um fraco moral. Ele olha para alguém que se autonega por amor a Deus - como um tolo. Ele considera o homem que se adere estritamente ao caminho estreito - como alguém que perde o melhor desta vida. O homem natural é totalmente incapaz de discernir a excelência daquilo que é de grande valor aos olhos de Deus.
Alguns pensam que estamos afirmando isso com muita força? Então, lembrem-se do fato solene de que, quando o Santo se abrigou aqui na terra, os não regenerados não viram nele "qualquer beleza" para que o desejassem (Isaías 53: 2); e é o mesmo hoje. Deus deve remover as escamas dos olhos do nosso coração antes que possamos perceber que a santidade é bela.
Em segundo lugar, a beleza da santidade é real e genuína, e isso difere radicalmente de grande parte da beleza que se vê neste mundo. O quanto isso atrai o olhar do homem natural é artificial e fictício. Quanta beleza humana é composta, o produto dos artifícios do salão. Mesmo quando a beleza física é natural, quão raramente ela é acompanhada por virtudes morais. Não é de admirar que nossos antepassados estivessem acostumados a dizer: "A beleza é mais profunda". É assim que a beleza da santidade: está enraizada no homem interior e derrama sua influência purificadora sobre todo o ser. "O favor é enganoso, e a beleza é vã" (Provérbios 31:30). Mas a santidade não decepciona o seu possuidor, pois a sua beleza é espiritual e divina. É verdade que há muitas falsificações no mundo religioso - no entanto, o artigo genuíno tem um toque, o qual sendo de Deus não pode confundir.
Em terceiro lugar, a beleza da santidade é permanente, e aí ela difere radicalmente de toda a beleza da Terra. O areal arborizado, cujas cores variadas são tão agradáveis na luz do sol do verão, é sem folhas e monótona quando chega o inverno. O pôr-do-sol glorioso, que a habilidade humana não pode produzir nem reproduzir adequadamente, desaparece em poucos minutos. O semblante humano mais justo, rapidamente desaparece: "toda a sua beleza é partida" (Lam 1: 6). Mesmo quando é preservada até o fim de uma vida curta, "a sua beleza será consumida na sepultura" (Salmo 49:14). Sim, há mudança e decadência em tudo o que vemos. A única beleza que é imperturbável e eterna, é a beleza da santidade. O fruto do Espírito nunca perderá a sua floração! As graças espirituais devem durar depois que este mundo pobre sumir em fumaça. Quão fervorosamente, então, devemos orar: "Que a beleza do Senhor nosso Deus esteja sobre nós" (Salmo 90:17).
Em quarto lugar, a beleza da santidade é satisfatória, e aqui difere radicalmente da beleza das coisas do tempo e do sentido. Mais cedo ou mais tarde, eles estão cansados na primeira ou então deixa um vazio dolorido. Pegue aquele que viaja de leste a oeste, e de norte a sul, buscando cenas novas. Em quanto tempo ele se cansa, descobrindo que a paisagem mais bonita não pode fornecer satisfação mental e paz de coração permanentes. O homem é mais do que uma criatura material e, portanto, exige algo além de coisas materiais - não importa o quão bonito sejam - para atender às suas necessidades. São as coisas do Espírito que, por si só, satisfazem.
"A piedade com contentamento é grande ganho" (1 Timóteo 6: 6). É verdade que o cristão nunca está satisfeito com a sua própria santidade: antes ele continua com fome e sede de justiça até o fim de sua viagem através do deserto. No entanto, quão mais santos sejamos - quanto mais nos aproximamos de Deus – um descanso de alma mais real devemos desfrutar. E a sequela abençoada irá demonstrar o contraste ainda mais claramente: ao invés de descobrir que apenas perseguimos as sombras, o cristão tem a certeza: "Estarei satisfeito, quando eu acordar, com a Sua semelhança" (Salmo 17:15).
Em quinto lugar, a beleza da santidade é glorificadora para Deus, e aí ela difere radicalmente de grande parte da beleza humana. Glorificar seu Criador é o dever do homem, e nada o honra tanto quanto a nossa caminhada em separação de tudo o que é desagradável para Ele. Mas, infelizmente, encantos físicos e graças espirituais raramente são encontrados nas mesmas pessoas. Um exemplo notável disso é visto no caso de Absalão, de quem está registrado: "Não havia em todo o Israel homem tão admirável pela sua beleza como Absalão; desde a planta do pé até o alto da cabeça não havia nele defeito algum."(2 Samuel 14:25); e ainda não temeu a Deus e pereceu nos seus pecados. Quantas mulheres usaram suas atrações pessoais para atrair os homens, em vez de magnificar a Deus. Quantos homens bem-proporcionados e bonitos empregaram seus dons para autoglorificação, em vez de louvar a Deus. Mas a beleza da santidade redunda sempre na honra de seu Autor.
"Ó adoração ao Senhor - na beleza da santidade". Este é o único tipo de beleza que o Senhor cuida em nossas devoções. "A piedade é para a alma, como a luz é para o mundo, para iluminá-la e adorná-la. Não é grandeza que nos recomenda diante de Deus - mas piedade" (Thomas Watson). Arquitetura ornamentada e roupas caras - Deus não se deleita nisso. É a beleza da pureza interior e da santidade externa, que agrada o três vezes Santo. A sinceridade do coração, o fervor do espírito, a reverência do comportamento, o exercício da fé, as manifestações do amor são alguns dos elementos que compõem a "beleza da santidade" em nossa adoração.
(Nota do tradutor: Onde falta esta beleza de santidade interior nos crentes, qualquer que seja o culto de adoração que eles prestarem a Deus, estará totalmente desprovido de valor e de sentido, pois Ele se agrada somente em tudo o que é semelhante ao próprio Cristo, de forma quando falta em nós esta formosura refletida do Filho Unigênito de Deus, não há nada que possa nos recomendar ao agrado do Altíssimo.)



Publicado no site: O Melhor da Web em 06/07/2017
Código do Texto: 135260
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):