Espaço Literário

O Melhor da Web


Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
dirceu - DIRCEU DETROZ
DIRCEU DETROZ
Cadastrado desde: 27/12/2012

Texto mais recente: LADAINHAS (Dirceu Detroz)



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de DIRCEU DETROZ , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6941

 
Textos & Poesias || Crônicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
NADIA GRITOU... QUEM QUER OUVIR? (Dirceu Detroz)
09/10/2018
Autor(a): DIRCEU DETROZ
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
NADIA GRITOU... QUEM QUER OUVIR? (Dirceu Detroz)

De todas as categorias do Prêmio Nobel, invariavelmente o da Paz é entregue a algumas aberrações mundiais. Neste ano, se os cotados ganhassem o caso se repetiria. Os cotados eram os presidentes das Coreias do Norte e do Sul.

O mundo espantou-se ao saber que os ganhadores eram ativistas contra a violência sexual. O Prêmio Nobel deu a chance para que Nadia Murad desse seu grito bem alto e ecoasse. Infelizmente as nossas sociedades “modernas” moldadas com a visão machista tratarão de abafar o grito. Ele não passará de um sussurro.

Nadia foi usada como escrava sexual pelo Estado Islâmico. Num primeiro momento, isto parece tão distante de nós. Grande engano. Nem é preciso transportar a Nadia para o nosso país. Aqui no Brasil temos Nadias em profusão. Vistas, olhadas e apontadas como escravas e abusadas de diversas formas.

O que mais assusta do grito se transformar em sussurro, é que a maioria das mulheres se deixa modelar por essas sociedades de costumes e crenças machistas. É perfeitamente compreensível a dificuldade de se mudar algo que vem de berço. Incompreensíveis são as poucas tentativas de mudanças.

Uma das formas modernas de abuso são os vídeos. Quando visitamos qualquer site pornô há milhares de vídeos postados por ex-maridos, ex-namorados... Sim, já estou ouvindo gritos ecoando perguntando: Por que se deixou filmar?    Se as sociedades deitassem num divã de psicanalista teriam de responder uma outra pergunta: Por que os ex-maridos e ex-namorados postam os vídeos lá depois do fim da relação?

Um dos negócios do crime organizado atualmente é o tráfico de mulheres. Ninguém saberia afirmar o número de mulheres nesta condição, porque no fim da ponta a maioria delas simplesmente desaparece sem deixar rastros. O Brasil está inserido neste contexto onde impera a lei do silêncio.

A violência contra as mulheres também esteve presente nas eleições disfarçada muitas vezes de “fake news”. Algumas também verdadeiras aberrações. Estarrecedor é a naturalidade com que encarramos essa violência. Quase como se as mulheres merecessem. Aberração maior ainda é inserir a ideologia no abuso.

Para que as mulheres não se calem e aceitem sua condição de escrava, é preciso que as sociedades mudem radicalmente. Estamos no século 21, e ainda olhamos para as mulheres como se estivéssemos na Idade das Trevas. O Iluminismo está tardando muito a chegar.

Nadia está gritando. Malala já gritou. Nem é o caso de as sociedades sofrerem de surdez crônica. O machismo continua um excelente tapa ouvidos.


Publicado no site: O Melhor da Web em 09/10/2018
Código do Texto: 138436
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.