Espaço Literário

O Melhor da Web

 

Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
kuryos - Silvio Dutra
Silvio Dutra
Cadastrado desde: 29/08/2012

Texto mais recente: Parapeitos Divinos



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de Silvio Dutra , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=6704

 
Textos & Poesias || Evangélicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
Vestindo-se de Manhã
10/01/2019
Autor(a): Silvio Dutra
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
Vestindo-se de Manhã


Sermão nº 1614
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Jan/2019
2
S772
Spurgeon, Charles H.- 1834-1892
Vestindo-se de manhã / Charles H. Spurgeon
Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de
Janeiro, 2019.
34p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.
I. Título.
CDD 252
3
“11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13: 11-14)
Esta passagem é uma parte do ensinamento sagrado estabelecido sob a parábola do levantar de manhã e preparar-se para o trabalho do dia. Que o Espírito Santo me ajude a colocá-lo diante de você em uma luz clara. É um grande erro na vida de um homem quando ele não conhece os tempos em que vive e como agir neles - e quando não sabe o tempo como para o dia da sua própria vida, de modo a aplicar o seu coração para a sabedoria. O apóstolo fala de seus irmãos romanos como “conhecendo o tempo”. Qual é, então, a hora do dia para o cristão? Não é mais a
4
morte da noite para nós, mas "a noite está alta, e o dia está próximo". Há pouco tempo atrás, a densa escuridão da ignorância estava conosco, mas o Evangelho nos fez luz no Senhor.
Estávamos adormecidos na penumbra do pecado - como uma nuvem espessa que envolvia todos os nossos poderes, mas Deus nos tirou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Alguns de nós foram mergulhados em desespero, uma noite sem lua, sem uma estrela. Estávamos sem esperança e temíamos que nosso futuro fosse o “negrume das trevas para sempre”. Essa tristeza sem esperança acabou e temos a luz de Deus e alegria em Cristo Jesus.
A estrela do dia está brilhando sobre nós, a luz de Deus que ilumina os gentios alegra nosso caminho e nós procuramos um dia perfeito, embora ainda não esteja conosco. O brilho sem nuvens ainda é uma coisa de desejo e expectativa. O sol nasceu, mas ainda não é meio-dia. Para isso, olhamos quando veremos o Bem-Amado em Seu reino e acordaremos à Sua semelhança. "O dia está próximo", diz o apóstolo, e isso é uma palavra de bom ânimo! O que, então, é “o tempo” que Paulo quer que conheçamos? É o começo da manhã; é o alvorecer do dia eterno. O sol espalhou a densa escuridão da noite da natureza. Estamos
5
desfrutando de seus primeiros raios dourados - chegou o tempo do canto dos pássaros - o tempo do orvalho da graça e do hálito fresco do Espírito. Ainda não é dia cheio mas, ainda assim, a noite já passou e o dia perfeito da nossa salvação, quando corpo e alma, também serão libertados de toda mancha e traço da obra de Satanás, está “mais perto do que quando cremos A luz e o calor do dia estão se fortalecendo. A escuridão e o frio da noite estão desaparecendo. Estamos nos afastando do poder da ignorância, do pecado e do desespero. Estamos cada vez mais sob a influência do conhecimento, santidade e esperança!” O apóstolo quer que saibamos com certeza que a verdadeira luz de Deus brilha agora, aquela que se tornará mais e mais brilhante até o dia perfeito! Haja alegria para as nossas almas, o Sol da Justiça ressuscitou sobre nós com a cura sob as Suas asas!
De que valor é o conhecimento da hora do dia? Está aqui. Certos deveres surgem da hora. “O homem sai para a sua obra e para o seu trabalho até a tarde.” De manhã à noite e da tarde até a manhã, mais uma vez há um ciclo de dever a ser cumprido e cada trabalho é agradável se for atendido em sua própria época. Quando as sombras da noite caem, chegou a hora de ir para casa, onde as alegrias domésticas nos esperam
6
na lareira. Não seria correto que o trabalhador voltasse para casa de manhã, nem para ele sair à noite. Cada dever tem seu próprio tempo do dia e, portanto, o apóstolo nos faria saber a hora e ter certeza de que é hora de acordarmos do sono. Ele nos incita aos deveres que acompanham a hora de acordar, a hora a que chegamos agora. Como meu Mestre me ajude, vou me esforçar, em primeiro lugar, para dar o chamado da manhã. E depois, em segundo lugar, pregar o evangelho da manhã.
I. Primeiro, OUÇA A CHAMADA DA MANHÃ. Mostrei-lhe que a hora do dia é aquela em que os homens devem se levantar e começar seu serviço diário. E seu primeiro dever é despertar - “É hora de acordar.” Quando o dia começa, o sono deve terminar. A corneta soa no acampamento: “Despertai! Despertai!” Mas nem todos os cristãos estão despertos? Sim, do sono da morte, mas não de outros tipos de sono. Muitos precisam de tremores e gritos altos antes de serem completamente despertados.
Amados irmãos e irmãs, falo com vocês sobre quem a luz de Deus surgiu e que agora são libertos do poder das trevas, pois vocês não vão negar que está na hora de vocês se livrarem das amarras do sono.
7
Você deve se levantar do sono da inação. Não deixe sua religião consistir em receber tudo e não fazer nada! Trabalhem enquanto é chamado hoje e, como vocês desejam ser servos fiéis de seu gracioso Senhor, acordem imediatamente. É hora de você se mexer e ver o que pode ser feito com as horas de ouro para a glória do nome do seu Redentor! Vá em frente e veja que ervas devem ser plantadas, que ervas daninhas devem ser removidas, que parte do jardim precisa ser regada e qual das videiras precisa ser podada. A vinha do seu Mestre precisa de trabalho constante, pois Ele mesmo a mantém com cuidado incessante. Cinjam, então, os seus lombos e entreguem os seus corpos como um sacrifício vivo, santo aceitável a Deus! Deixe também toda a letargia atrás de você. À noite, um homem pode bocejar e se esticar como gosta, mas quando a manhã chegar, bom senhor, deixe os bocejos e mostre energia! Olhe por você e seja rápido, pois o dia não será longo demais. As canções dos pássaros e o brilho do orvalho não fazem você se livrar do seu sono e o fazem com indiferença? Oh, detesto ver algumas pessoas cristãs professando o trabalho do Senhor de maneira tão lânguida, como se não importasse como o Senhor fosse servido. Ah eu! Se Deus fosse obedecido com metade da atividade com a qual o diabo é servido, logo veríamos uma mudança na vida da igreja!
8
Os homens estão bem acordados quando estão se servindo a si mesmos! Mas se o serviço é para ser feito por Cristo, você deve colocar o clarim na boca e explodir tão alto quanto o julgamento, antes que você possa despertar o entusiasmo dos homens! Já é tempo de acordarmos de desinteresse! Além disso, é hora de parar de sonhar. Isso é apropriado para a noite, mas não para a manhã. As buscas de um homem ímpio são meros sonhos. Ele caça as sombras; ele se alimenta de cinzas; seu negócio mais pesado é uma mera visão, uma coisa de nada! Você que não é da noite não deve dotar-se nas sombras do mundo, mas procurar a substância celestial. Viva para as realidades eternas. Defina negócios que sejam reais à vista de Deus, negócios que você considerará dignos de seu coração quando vier a morrer e quando estiver diante do Tribunal de Deus! Deixar os devaneios, bem como sonhos noturnos e chegar a questões severas de fato eterno. Não mais se ocupe com ninharias! O tempo passado pode ter sido suficiente para você. Seja sério! Esteja todo acordado, exponha todos os seus poderes e desperte todas as suas faculdades. “É hora de acordar do sono.” Quando acordado, qual é o próximo dever? Não é o de se livrar de suas roupas da noite? Nosso texto diz: "Vamos, pois, rejeitar as obras das
9
trevas". O homem que acabou de acordar e descobrir que é a luz da manhã deve, em primeiro lugar, tirar as vestes que o cobriam durante a noite. Ele sai da cama e, ao fazê-lo, sacode as roupas de cama e as deixa. Seus amigos não descem embaixo enrolados nos lençóis que os cobriram à noite - nós deveríamos supor que eles estavam procurando suas sepulturas se tivessem! As capas da noite não são as nossas capas durante o dia. Deve haver um castigo de manhã antes que possa haver uma bronca - há uma medida de despir antes de começarmos a nos vestir. Simples e familiar como a figura é, transmite uma lição que eu peço que você se lembre. Pecados e loucuras devem ser descartados quando vestimos as vestes da luz de Deus. Eu conheço um homem que professa ser convertido, mas ele apenas colocou religião sobre seu antigo caráter. Ele tem sido um homem apaixonado por maus companheiros e tudo o que ele fez foi levar seu mau humor a uma reunião da igreja. Ele estava acostumado a beber mais vinho do que é bom para ele e toda a mudança é que ele bebe em companhia respeitável ou em segredo. Ele assumiu o santo sem rejeitar o pecado! Os farrapos de sua luxúria estão apodrecendo sob as vestes de sua profissão! Isso nunca deve ser feito! Cristo não veio para salvar você em seus pecados, mas dos seus pecados! Raiva e
10
embriaguez, e coisas assim, devem ser eliminadas! Cristo nunca veio para que você pudesse batizar sua raiva pelo nome de calor e sua embriaguez com o nome de liberdade! Ouvi falar de pessoas vivendo vidas impuras que ouviram que a fé em Jesus Cristo salvaria aqueles que interpretaram mal essa doutrina tão gravemente que pensaram em acreditar em Cristo e continuar em seus maus caminhos! Essa tentativa será sua ruína. Raabe, a prostituta, foi salva pela fé, mas ela foi salva de ser uma prostituta por mais tempo. Os trapos do pecado devem sair se vestirmos o manto de Cristo. Deve haver uma remoção do amor do pecado! Deve haver uma renúncia às práticas e hábitos do pecado, ou então um homem não pode ser um cristão! Será uma tentativa ociosa de tentar usar a religião como uma espécie de aprovação celestial total sobre os pecados antigos. A filha do rei é toda gloriosa por dentro, ou ela nunca teria recebido suas roupas de ouro trabalhado. A visão de Zacarias nos ensina o caminho do Senhor - quando ele viu Josué vestido com vestes imundas, o Senhor não colocou nele uma vestimenta de boa aparência - mas Ele primeiro disse: “Tirai-lhe as roupas imundas”. Então Ele acrescentou: " Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes." Você deve ser purificado no sangue de Jesus
11
antes que possa ser vestido com o linho branco que é a justiça dos santos! Veja que, sendo despertado do seu sono, você arremata todas as vestes da noite! O que eram elas? Encontramos uma lista delas no terceiro capítulo da Epístola aos Colossenses. “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.” Nós apreciamos as alegrias dos ímpios? Tire-as! Nós falamos coisas que são falsas? Expulse-as! Poderíamos cantar uma música solta e lasciva? Jogue fora! Nós estávamos com raiva, sendo rabugentos e maliciosos? Coloque isto fora! Fomos gananciosos, apegados e cobiçosos? Jogue fora! Infelizmente, muitos professantes são gananciosos como sempre foram, mas usam a religião por cima de seus trapos e querem que você o chame de generoso, embora ele seja tão mesquinho quanto possível! Seja o que for que seja indigno da luz do dia, vamos rejeitá-lo. O apóstolo diz: “Lançai fora”. Deixe que os hábitos de “sua natureza pecaminosa sejam considerados rejeitados de agora em diante - lance-os fora imediatamente e diga:“ Eu acabei com eles! Não haverá outra noite para mim e, portanto, não precisarei deles.” Enterre-os;
12
queime-os, eles são coisas para serem jogadas fora. Vamos apenas lembrar nossos maus hábitos para lamentar sobre eles! Vamos apenas falar deles para alertar os outros e glorificar a graça de Deus! Quanto a sempre trazer para fora nossos hábitos e tentar colocá-los, ocasionalmente, Deus proíba que assim seja! Até agora nós descrevemos o nosso levantar-se - primeiro, nós acordamos e então nos livramos das vestes da escuridão. Agora devemos colocar nossa veste da manhã. O crente deve imediatamente olhar para o banheiro e se preparar para o dia - “Vamos colocar a armadura de luz”. “O que?” Diz alguém, “armadura? Ora, pensei que meu perigo havia acabado! A escuridão se foi; não tenho mais medo de ladrões porque a luz do dia chegou; por que, então, devo vestir uma armadura?” Não é instrutivo que, tão logo acordemos, tenhamos que colocar “toda a armadura de Deus”? Isto não nos adverte que um dia de batalha está chegando? Irmãos e irmãs, é melhor que vocês esperem uma luta, pois com certeza virá, e será sábio colocar seu arreio para a luta! Vista-se de acordo com o que você vai encontrar durante o dia. Você ainda não está em casa - a terra da paz ainda está além de você. Os jovens convertidos pensam que chegaram ao céu, ou questão muito próximos, mas não é assim. Você chegará lá um
13
dia, mas a hora ainda não chegou. Você está no país de um inimigo - coloque a armadura da luz de Deus! Talvez antes de descer para o café da manhã uma flecha seja atirada em você pelo grande inimigo. Ou você pode descer depois de suas preces matinais e se sentir tão seguro como se você estivesse entre os anjos - e ainda assim você não passará pela primeira refeição do dia sem um ataque do arqui-inimigo, ou uma explosão de suas próprias corrupções, ou um ataque do mundo! Seus inimigos podem ser encontrados em sua própria casa e eles podem feri-lo em sua própria mesa! Antes de deixar seu quarto, é melhor você colocar cinto, capacete, peitoral, escudo - é melhor você pegar a armadura completa! Um cristão nunca está a salvo, a menos que seja protegido da cabeça aos pés pela graça divina, pois em um mundo como este você não sabe por trás de qual arbusto o assassino pode estar à espreita ou de que canto a flecha fatal pode voar. Saia como um cavaleiro enviado para a guerra, pois a batalha continua em todos os lados e você precisa da armadura da justiça à direita e à esquerda. O santo deve ser um homem de guerra desde a juventude. Ele deve orar para que suas mãos sejam ensinadas à guerra e seus dedos para lutar. A palavra grega, no entanto, pode ser entendida como significando não
14
apenas a armadura, mas as vestes que são ajustadas e adequadas para o trabalho do dia. Estes devem ser colocados imediatamente e nossa alma deve estar vestida para o serviço. Ore a Deus para vesti-lo em tal estilo que você pode estar pronto para o que vier. Você não é um cavalheiro no desfile, mas um trabalhador em suas roupas de dia de trabalho. Algumas pessoas são muito boas para prestar serviço real ao Senhor. Quando o duque de Wellington perguntou a um de nossos soldados como ele gostaria de estar vestido, se tivesse que lutar novamente na batalha de Waterloo, ele respondeu que gostaria de estar em suas mangas de camisa. Como eu gostaria que os cristãos entrassem nas mangas da camisa, como se quisessem trabalhar para Jesus! Eu gosto de ver o carpinteiro com seu avental curvando-se para o trabalho e não sentado no banco balançando as pernas o dia todo. Infelizmente, alguns cristãos devem ser vistos normalmente nesta última postura! Ó irmãos e irmãs, é manhã com você e eu peço-lhe pelas misericórdias de Deus, prepare-se para fazer o que seu Senhor deseja ! O que disse Deus a Jeremias? "Cinge os teus lombos e levanta-te." Prepara a tua alma para a ação - há trabalho para fazeres hoje que os anjos bem podem te invejar! Vá em frente como um
15
homem pronto para o trabalho. O Senhor quer que a gente viva com nossos quadris cingidos, nossas lâmpadas e luzes acesas, porque nós chegamos a uma hora quando ociosidade e inação estão fora do lugar - esforço diligente é requerido de nós! Coloquemos as vestes da luz de Deus e trabalhemos enquanto é dia, pois nosso Pai e Jesus trabalham. Agora você está vestido, o que vem depois? Resta que andemos e nos comportemos como na luz de Deus. As instruções são explícitas - "Vamos andar honestamente, como no dia", o que significa que o nosso comportamento seja como se torna a luz do dia. Como deve um filho da luz se conduzir? A palavra traduzida como “honestamente” pode significar “decentemente” ou “com decoro e dignidade”. No meio da noite, se você tiver que ir à casa, não é particular como está vestido - não há ninguém para vê-lo - e assim você vai escorregar de um quarto para outro em uma roupa casual. Mas quando você se levanta de manhã e desce para o trabalho do seu dia, você escolhe ser um tanto arrumado. Você não sai para o seu negócio com roupas de dormir e meio vestido, mas se arruma de acordo com a sua estação de maneira apropriada. Que seja assim com você espiritualmente - a santidade é a mais alta decência. Vocês vivem à luz do dia, irmãos e irmãs, portanto, caminhem como alguém que é “cercado por tão grande nuvem de
16
testemunhas”. Ainda mais - ande como alguém que tem os olhos de Deus sobre ele, o que é infinitamente maior. “Deus me veja.” Rei dos reis, devo entrar correndo em sua corte com um vestido casual? Devo pedir-lhe que ande comigo enquanto estou todo despido ou usando trapos imundos que há muito tempo eu deveria ter descartado? A aparência da alma deve ser uma questão de grande cuidado. "Seja você limpo", diz Deus. Ele não andará conosco a menos que mantenhamos nossas vestes limpas do mundo - Ele nos fará observar a dignidade de espírito e conduta que estão se tornando o templo de Deus. Durmam em que vestes vocês possam, mas quando vocês andarem no exterior de dia, preste atenção, ó príncipes do sangue real do céu, que suas vestes estão de acordo com o seu posto! “Caminhe honestamente”, diz nossa tradução, porque essa é a coisa certa para a luz do dia. O ladrão invade e rouba sob a cobertura da escuridão, mas um filho da luz de Deus deve ser justo. Eu sinceramente peço a todos os cristãos professos que sejam honestos de coração e então serão honestos em palavras e ações. Você me pergunta: "Você quer dizer que devemos pagar nossas dívidas?" Claro! Quero dizer tudo isso, mas quero dizer muito mais - seja honesto quando você fala com os outros.
17
Não diga de nenhum homem pelas costas o que você não diria ao seu rosto. Não leve uma máscara consigo - é um horrível instrumento de tortura para um homem honesto. Diga o que você quer dizer e diga o que você diz. Muitos agem sobre outro princípio, praticando reserva e política, se não duplicidade. Eles se envolvem em uma grande quantidade de problemas sendo astutos e “jogando bem suas cartas”, como dizem. O que um cristão tem a ver com um jogo tão enganoso? Caminhe honestamente! Que todas as suas ações sejam tais que carreguem a luz de Deus! Um homem que fica sob uma poderosa luz elétrica que se apoia sobre ele se sentiria desconfortável com todo mundo olhando para ele. De qualquer forma, ele seria cuidadoso com o que fazia. Eis que a luz da eternidade está brilhando sobre sua alma! Deus mesmo te vê! Você fica no fogo do dia eterno. Ó cristão, aja com honestidade transparente! Não tenha nada para esconder - venha à luz de Deus que suas ações possam ser manifestas de que elas são trabalhadas em Deus. Seja revestido da luz de Deus e ande na luz como Deus está na luz. Nossa posição à luz da manhã exige de nós mais um ponto de comportamento - devemos renunciar aos feitos das trevas. Se estamos realmente despertos e vestimos as vestes da luz de Deus, nos convém ter feito as coisas que
18
pertencem à noite. Não me alongarei sobre elas por muito tempo, mas não as deixarei passar, pois o apóstolo achou necessário mencionar três pares de males com os quais devemos ter que lidar. Ele os menciona porque, mesmo nas assembleias cristãs, é necessário denunciar essas coisas. As pessoas exclamam contra o pregador se ele fala claramente sobre os vícios dos tempos. “Realmente, é chocante”, diz um deles, “não gosto de ouvir tais coisas indelicadas mencionadas”. Não, não, senhoras e senhores que fazem tais coisas não podem suportar ouvi-los por meio de repreensão! Tenho notado que nenhum é mais fantasticamente bom do que o moralmente desagradável; nenhum está tão pronto para encontrar falhas quando uma pá é chamada de espada, como aquelas cuja moral mais precisa ser escavada. Eles mesmos cometem o vício, mas não suportam ouvi-lo mencionado - isso choca suas mentes maravilhosamente delicadas! O apóstolo Paulo não sentiu nada da delicadeza nociva que toca o pecado com uma mão delicada - ele fala claramente e diz que todos os cristãos, primeiro, devem lidar com a sensualidade, o que ele descreve como “desordem e embriaguez”. A luta é realizada, geralmente é à noite. Os banquetes geralmente começam à noite - se eles se tornarem cenas de gula e embriaguez, eles avançam até tarde da noite. Mas o sol
19
reprova essas orgias e os homens geralmente dão atenção ao aviso - "os que estão bêbados estão embriagados à noite". Os cristãos têm que lidar com a noite e deveriam evitar todo o excesso em carne e bebida. Infelizmente, há alguns que gastam mais com um único jantar para alguns do que manteriam famílias de pessoas pobres por mês! A gula raramente é mencionada como uma possível falta, e ainda assim temo que esteja longe de ser um vício obsoleto entre os professos seguidores de Jesus! “Embriaguez”; bem, eu não preciso dizer quão vergonhoso é em qualquer homem, mas aquele que professa ser cristão, quão temperado, quão abstinente ele deve ser, porque intoxicação é um pecado que destrói a alma e nenhum bêbado pode entrar no reino de Deus! São vícios noturnos - que os filhos da noite os tenham, se quiserem - quanto a nós, desejamos ser cheios do Espírito e alimentados com o pão do céu, pois somos filhos do dia! Temos festas mais nobres do que os banquetes de foliões e mais vinhos seletos do que a safra de Sodoma pode render! Tomem cuidado, irmãos e irmãs, com estas obras das trevas! Então Paulo denuncia a impureza dizendo: “não em devassidão”. É uma coisa horrível quando um homem se chama pelo nome de cristão e ainda assim pode ser mau em linguagem,
20
impassível na conversa, lascivo em espírito, perverso na vida. Se alguém se entrega à fornicação e ao adultério e se chama cristão, ele certamente cairá sob a maldição de Deus! Nós falamos dessas pessoas chorando, pois elas são inimigas da cruz de Cristo. Oh que você, que é jovem, possa ser impedido de qualquer coisa como frouxidão ou efeminação! Evite olhares, palavras e pensamentos que tendam a ser assim. Não se aproxime das fronteiras desse pecado, pois homens e mulheres não pecam de uma maneira grosseira de uma só vez - eles deslizam gradualmente - à medida que o navio desliza das amarras para o mar no momento de seu lançamento. Move-se muito pouco a princípio, mas, paulatinamente, acumula ímpeto e desliza rapidamente para as profundezas. Deus te guarde dos pecados da carne, pois eles são uma vala profunda e os abomináveis ao Senhor caem neles! Eles são atos vis da noite - a própria natureza não nos ensina isso? O vício vai para o estrangeiro sob a lua - é de noite que as nossas ruas estão contaminadas! Ó tu que alcançaste a luz da manhã, abomina estas coisas, e odeia até as vestes manchadas pela carne! O ato da noite seguinte é a paixão - a paixão tomando as duas formas de “contenda e inveja”. Brigas são para a noite. Assaltos violentos nos perturbam durante o sono, mas não são comuns
21
no dia. Então os homens cristãos, sendo do dia, não devem contender! É uma grande pena quando a contenda entra em uma família, quando o irmão é dividido do irmão e pai do filho e quando os parentes não podem falar bem um do outro. Essas coisas amargas são para a noite - você alcançou a luz do dia e deve ter terminado com elas! A inveja é uma coisa de escuridão e vergonha - aquele “monstro de olhos verdes” aparece no escuro e encontra defeitos naqueles que são melhores do que isso. Os pecadores não gostam de homens bons porque sua excelência os repreende e, portanto, eles se esforçam para prejudicar sua reputação. Este mal não é do dia! Deixe isso, despreze e deteste! Deus te livre disso! Longe, então, de todos os atos das trevas, e busque apenas aquilo que pode ser colocado na face do sol e não fazer com que nenhum homem core de vergonha. II. Agora, eu tenho pregado por muito tempo sobre as coisas exigidas de você que você está começando a dizer: “Ai de mim, quanto há para fazermos! Como devemos realizá-lo?” Temos que acordar, despir as vestes da noite, vestir roupas adequadas, comportar-nos como filhos da luz de Deus e evitar as obras das trevas. “Ai, o que faremos?” Agora escute, você está ansioso - aqui está algo doce e abençoado para você - você deve estar inclinado e ser ajudado a obedecer
22
em todas as coisas! Portanto ouça diligentemente e ouça para que suas almas possam viver! Eu prego para você O EVANGELHO DA MANHÃ. Aqui está: “Revista-se do Senhor Jesus Cristo”. Esse versículo ficou famoso na história da igreja, uma vez que o principal entre os pais, o poderoso professor Agostinho, encontrou a luz de Deus através da leitura desse versículo. Ele estava levando uma vida ímpia e, mais ou menos, dissipada, quando começou, em certa medida, a pensar em sua condição, e achou ter ouvido uma voz dizendo: “Tolle, lege. Tolle, lege!” “Pegue e leia.” Então, tomando o Novo Testamento que estava próximo, ele começou a lê-lo e, como Deus o quer, ele abriu neste mesmo lugar, e ele leu: “Vamos andar honestamente, como no dia; não em tumultos e embriaguez, não em confusão e devassidão, não em contenda e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”. Aqui estão as suas palavras, que eu vou ler para vocês: eu não leria mais, porque não precisaria; pois quando li até o final desta frase, toda a escuridão da dúvida desapareceu, como se uma luz clara de segurança fosse derramada em meu coração. Era como se tivesse sido dito: “Ó homem, reconheça sua miséria, você está nu; cubra sua imundície: coloque sobre você, Jesus Cristo!” E logo senti um fogo dentro de mim. Meu coração foi aliviado, as escamas caíram dos meus olhos -
23
pude ver! Quão seriamente desejo que essas palavras atinjam alguns de vocês da mesma maneira poderosa! Alguém aqui deseja tirar suas vestes antigas de pecado e vestir trajes de santidade? E ele chora sobre um guarda-roupa vazio? Veja, aqui está um manto para ele - “Revista-se do Senhor Jesus Cristo”. Ouvi um clamor: “Disseste-nos que usássemos uma armadura, mas não temos nem escudo! Como podemos colocar a armadura de luz?” Aqui está a armadura - “revista-se do Senhor Jesus Cristo”. Um homem clama: “eu tenho medo de entrar no mundo sem me vestir e não ouso vestir as vestes antigas. da escuridão! O que eu posso fazer?” Aqui está! Aqui está a morte do pecado e a vida de santidade - “revista-se do Senhor Jesus Cristo”. Oh, palavras abençoadas e encantadoras! Eu gostaria de ter o poder de definir completamente o seu significado diante de você. Porque, primeiro, no Senhor Jesus Cristo há cobertura para sua nudez! A vestimenta cobre o homem - ele está escondido e suas vestes são vistas. Venha, então, pobre pecador, e tome pela fé o Senhor Jesus Cristo para ser uma cobertura para sua alma! Você está nu, mas Ele será o seu manto de justiça! Há no Senhor Jesus roupa completa e adequada para a
24
tua alma, pela qual toda mácula e impureza será colocada fora de vista, de acordo com a palavra: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado está coberto.” Em Cristo Jesus há mérito para cobrir nosso demérito, pureza para cobrir nossa impureza, obediência para cobrir nossa desobediência, beleza para cobrir nossa deformidade, perfeição para cobrir nossa imperfeição, aceitação para cobrir nossa provocação! Somos graciosos com a beleza que o Senhor Jesus coloca sobre nós. Ele é visto e estamos escondidos, ou somente vistos nele para sermos aceitos no Amado! Não temos nada a fazer senão entrar em Cristo pela fé, pois virtualmente é o que um homem tem a ver com suas vestes - ele entra nelas e assim quem se coloca em Cristo está em Cristo! Cristo está sobre ele e ao redor dele. Será que uma pobre alma nua e arrepiante ouviu palavras mais agradáveis do que estas: “revista-se de Cristo”? Você pode fazer isso, pois o Senhor ordena isso. Alguma vez houve uma mensagem mais doce? Você, pobre alma, apenas despertou do sono e se assustou em dizer: “O que devo fazer para ser salvo?” Aqui está Jesus diante de você! Ele é perfeito em retidão, incomparável em santidade, inigualável em beleza e você pode colocar-se em pé e estar vestido naquela justiça e beleza! Eu ouço você dizer: “Eu o vejo, mas como ele é meu?” Ele é seu pelo dom gratuito de
25
Deus - coloque-o! Você não tem que melhorar sobre Ele, ou adicionar a ele, ou embelezá-lo, mas tomá-lo como você toma o seu casaco e o colocáa! Lá está Ele - Ele é um manto que se deleita em ser usado! Miríades de almas experimentaram esta vestimenta e tem sido exatamente adequada a todos, a todos os que a vestiram! Isso é tudo o que você tem que fazer - colocá-lo - e que o Espírito Santo o ajude a fazer! Você não tem que fazer a roupa, decorar a roupa, ou de alguma forma adicionar ou alterar algo nela, mas apenas colocá-la! A nudez, a pobreza ou a culpa não precisam impedir que o homem coloque uma túnica que lhe seja fornecida. Coloque isso! Coloque isso! Esta é uma imagem mais vívida do que a fé faz. Ela coloca Cristo sobre ela e Ele cobre tudo. A fé não diz: “Eu devo vestir-me e depois vestir a Cristo”. Não, não! Seu grito é: "Porque eu estou nu eu me cobri de Cristo!" A alma diz: "Eu não tenho nada de meu próprio que Deus possa olhar com complacência, mas eu vou me vestir de Cristo, pois eu sei que nEle Deus está totalmente satisfeito.” Os sofrimentos de Jesus serão colocados em minha conta, Seus méritos valerão para mim e Sua justiça será a minha justiça! Oh, é uma palavra abençoada e abençoada! Revista-se do Senhor Jesus Cristo e cante: “Ele me vestiu com as vestes da salvação. Ele me cobriu com o manto da justiça.”
26
“Mas”, diz alguém, “preciso mais do que apenas ser coberto; eu devo ter uma vestimenta fornecida para minha necessidade, adequada para o meu trabalho diário.” Meu texto aponta para um suprimento completo - “revista-se do Senhor Jesus Cristo” - como o vestido mais adequado para um santo no trabalho, assim como para um pecador desejando justificação diante de Deus! Como já dissemos, a primeira necessidade é despertar, e ninguém pode repousar e sonhar depois de ter visto seu glorioso manto - estão ansiosos para obtê-lo! Nossa próxima necessidade é rejeitar as velhas vestes da noite e nada nos ajuda mais do que vestir a Cristo. Apenas olhe para este manto de justiça como sendo seu e você vai abominar os imundos trapos do pecado de uma vez por todas! Quando um homem percebe a perfeição da justiça de Cristo que é livremente dada a ele por Deus, ele abomina seu pecado, ele ama seu Deus e deseja ser semelhante a Ele em santidade. Não há criador de arrependimento como fé simples em Jesus Cristo! Filósofos incrédulos nos dizem que se pregarmos a salvação pela fé somente em Cristo, as pessoas se permitirão pecar - mas nisso eles erram por falta de observação. Agora
27
fale sua própria experiência, homem cristão - você já se sentiu levado ao pecado pela certeza de ser justificado pela justiça de Cristo? Nunca houve tal caso neste mundo! Um homem pode ouvir sobre isso e transformá-lo em uma desculpa para o pecado, mas ele não pode, em seu coração, acreditar e fazê-lo. Eu sei que quando eu mais claramente vejo que sou salvo somente por Cristo, é então que eu, acima de tudo, desejo ser santo. Eu nunca sigo a justiça pessoal tão ansiosamente quanto quando sei que a minha justiça vem inteiramente do Senhor! O maior poder motivador para a morte do pecado é a morte de Cristo e nada nos faz tão ansiosos para morrer para o pecado quanto a morte de Cristo pelo pecado! As vestes imundas se perdem diante da visão da justiça gloriosa e imaculada que é oferecida gratuitamente a todo pecador necessitado em Cristo Jesus. Sim, e não é apenas o arrependimento que é assim trabalhado por Cristo, mas todo o poder de ser santo, gracioso, perdoador, heroico, e entusiasta no serviço de Deus - tudo vem através de Cristo quando estamos nEle. Se você deseja ser santo em vida, o caminho curto para isso é ser justificado com Sua própria justiça e revestir-se de Cristo! Se o homem que foi bêbado resolve estar sóbrio, coloque-o em Cristo Jesus e ele se negará. Se o homem que foi impuro alegremente deve ser puro em vida e
28
coração, coloque-o no Senhor Jesus Cristo e não faça provisão para que a carne cumpra as suas concupiscências. Existe um poder tão incomparável sobre uma simples fé em Cristo, quando ela se coloca em Cristo como nossa justiça. O homem é movido a andar de modo digno da nobre vestimenta que ele está usando e toda a sua vida se eleva do nível comum para a excelência da graça, que leva o crente a uma caminhada como decorosa, digna, honrada e santa. Eu chamaria a atenção para essa parte muito especificamente em poucas palavras. O texto diz: “Revista-se do Senhor Jesus Cristo”. O que o fez usar os três nomes ali? Porque ele pretendia apontar os três sentidos nos quais nos revestimos da cabeça aos pés com Cristo. "Revista-se do Senhor" - torne-se seu servo, deixe-o ser seu rabino, seu mestre, seu rei, seu Senhor. “Revista-se de Jesus”, o Salvador - reconheça a si mesmo como um salvo, salvo por aquele cujo nome é chamado de Jesus - “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. “Revista-se de Cristo” - isso é o Ungido; tome uma unção de Deus o Espírito Santo através de Jesus Cristo a quem Ele é dado sem medida. Assim como Cristo é ungido para ser profeta,
29
sacerdote e rei, coloque-o em todos esses três ofícios e regozije-se em fazê-lo. “Coloque você no Senhor Jesus Cristo.” Não coloque Jesus somente como seu Salvador; coloque-o como seu comandante! Não o coloque apenas como seu mestre e salvador, mas como seu Cristo, ungido para você! Tome um Cristo inteiro para si mesmo, para que você possa estar totalmente nEle, e assim possa ser espiritual, gracioso, santo. Portanto, os que estão ao seu redor não veem nada de você, mas muito do seu Senhor; que o seu caráter exterior seja tão semelhante a Cristo, que os homens possam ver Cristo exposto a você, visto que um novo traje é exibido pelo ato de usá-lo. Que o espírito de glória e de Cristo descanse sobre você! Que você seja vestido de poder! Nosso Senhor disse aos seus discípulos: “Ficai em Jerusalém, até que sejais revestidos de poder do alto” - a palavra significa “vestido”. Se estivermos vestidos de Cristo, seremos revestidos de poder do alto, como Ele disse “As obras que faço também fareis. Portanto, revista-se do Senhor Jesus Cristo." Sim, mas", eu ouço outro dizer: "Eu não preciso apenas me vestir para cobrir minha nudez e suprir minha necessidade, mas eu preciso de roupas para minha dignidade! Tu nos disseste que íamos andar para o estrangeiro de uma maneira digna
30
e honrosa”. Ah, e assim vais, se te puseres em Cristo! Oh, que criatura brilhante, aos olhos de Deus, é o homem que se revestiu de Cristo! O próprio Deus não pede ordem mais pura ou mais aceitável! Você nunca viu um serafim - brilhante como uma chama de fogo é cada mensageiro sagrado de Deus, mas se você pudesse ver uma alma que está disposta na justiça de Cristo, você pensaria que um serafim era uma coisa fraca e sombria se comparada a ela! Um serafim não usa nada além de criar brilho, mas um filho de Deus vestido em Cristo usa esplendor incriado! A perfeição de Deus está sobre a alma que se colocou em Cristo! Sim, e enquanto Deus assim nos vê em Cristo e está bem satisfeito conosco, nossos companheiros são obrigados a nos admirar também. Se você se colocar em Cristo, para que você se torne como Cristo, sua caminhada e conversa será brilhante e brilhante diante dos olhos daqueles sobre você. Eles talvez não gostem disso - podem até odiá-lo por isso, mas não conseguirão fazer outra coisa senão reconhecer sua excelência. Aquele que vive em Cristo vive uma vida encantadora que, por sua beleza, comanda a homenagem dos espectadores. "Revistam-se do Senhor Jesus Cristo", vocês que se enfeitam com joias e ornamentos, quão mais amáveis e dignos vocês se tornariam se em toda a sua conduta e conversação, por sagrada gentileza e amor, pelo
31
santo zelo e decisão inabalável pela verdade, revestirem-se de Cristo! “Sim”, diz outro, “mas você esqueceu parte do seu sermão. Você disse que agora estávamos acordados, nós devíamos colocar armaduras.” Eu não me esqueci, pois Cristo é uma armadura para nossa defesa - portanto, coloque-se no Senhor Jesus Cristo! Aqui está um casaco de correspondência para você. O homem que faz como Cristo faria, pensa como Cristo pensaria e viveria como Cristo viveria, fazendo com que Cristo seja tudo em tudo para ele e, portanto, se revestindo de Cristo. Assim, ele se torna impermeável às flechas do inimigo e, entre os dardos da tentação ou as flechas de difamação, ele pode permanecer ileso! O Senhor é nossa defesa e o Santo de Israel é o nosso rei! "Sim", diz outro, "mas você nos disse que o dia, quando uma vez acabasse, nunca mais escureceria na noite, mas iluminaria em um dia perfeito." É assim mesmo e aqui há vestes providas para nossa expectativa. Podemos esperar encontrar anos de batalha, serviço e sofrimento misturados. "Coloque-se no Senhor Jesus Cristo" e você estará preparado para todos os climas, limpo ou sujo, e para todas as condições e exigências. Esta vestimenta nunca envelhecerá - durará através do deserto, e o que
32
é mais, é adequada para Canaã, e você deve mantê-la para todo o sempre! Precisamos de uma vestimenta que possamos usar em todos os eventos que acontecerão no futuro horrível, o futuro sem fim. É nesse relato que eu apresento as palavras do meu texto: “Ponha você no Senhor Jesus Cristo”. Nosso Senhor é um manto adequado para a vida e a morte, para o tempo e para a eternidade. Espero lutar até morrer - aqui está minha armadura, a integridade e retidão que eu aprendo de Cristo me preservarão. Espero que, na morte, suba desta vida inferior para uma mais elevada, e quando eu alcançar essa vida superior, essa vida gloriosa, eu precisarei de uma vestimenta, e a encontrarei em meu Senhor. Eu não posso ter uma roupa melhor do que o próprio Senhor, e há um casamento chegando! Todo crente espera se casar com seu Senhor. Então, querido amigo, você certamente deve ter uma roupa de casamento! Como você pode ir para a festa de casamento não tendo uma roupa de casamento? E aqui você tem isto: “Ponha você no Senhor Jesus Cristo”. Quando o Rei entrar para ver Seus convidados e Ele ver Jesus Cristo cobrindo todos eles, Ele ficará bem satisfeito. Ele verá Seu querido Filho refletido em todos eles e de todos eles - e seu prazer estará neles, assim como está em Seu Filho. Se você se colocar no Senhor Jesus Cristo, você estará apto para a inspeção do rei;
33
apto para todas as pompas do casamento eterno; apto a permanecer na coroação de Cristo, Ele mesmo, como um dos muitos irmãos do primogênito coroado! Agora eu tenho concluído, mas como eu gostaria que algumas almas fossem movidas como Agostinho foi, e imediatamente os colocarmos em Cristo antes que eles saiam do lugar! Eu gostaria que alguns de vocês que vieram aqui esta manhã sem nada, senão com sua velha e maltrapilha retidão a retirassem imediatamente, e jogassem sob seus pés! Aqui está Jesus Cristo, esperando para se tornar a sua justiça! Você não vai tê-lo? Sua justiça é perfeita, pois Ele exaltou a lei e a tornou honrosa! Ele fez um manto perfeito, e então Ele o tingiu em Seu próprio sangue, para que você pudesse usá-lo como a púrpura imperial do reino que Ele lhe dá. "O que deve ser feito com isso?" está ligado! Eu ouvi você dizer: "Eu gostaria de levar para casa para pensar sobre isso"? O que? E não fazer nada? Eu oro para você colocar de uma vez! Coloque no Senhor Jesus Cristo. “Mas eu não sei se isso vai servir para mim.” Coloque-o e tente! "Oh, mas eu não estou apto a usar nada tão bom." Eu sei que você não está. Coloque-o e você verá quão maravilhoso você será quando Jesus te cobrir! A aptidão está na roupa - não em você! Você chora: "Eu sou qualquer coisa menos o que
34
eu deveria ser"? Coloque-o e deixe que Cristo seja visto! “Ah, mas ainda assim, devo ser salvo em um minuto?” Vista imediatamente a Cristo e veja, pois está escrito: “Aquele que nEle crê tem a vida eterna.” Coloque-o, pobre alma - isso é tudo - coloque-o! “Mas não tenho nada que eu possa trazer.” Não traga nada - apenas coloque-se em Cristo! Ali está ele! Não recuse-o! Suplico-lhe, não o recuse, pois aquele que não se revestir de Cristo, quando Cristo é livremente colocado diante dele, não deve se surpreender se, no final, ele ficar tremendo em meio ao clarão do último relâmpago diante do terrível Assento do Julgamento, com os olhos de homens e anjos, e os olhos do grande Juiz fixados nele! Ah, então ele tenta se esconder e não pode. E ele grita para as rochas e montanhas, "esconda-me, esconda-me da face daquele que está assentado sobre o trono!" Ele não terá ninguém além de si mesmo para culpar quando se trata disso, se ele não se colocar em Cristo. Que o Senhor Jesus seja agora feito para você sabedoria, justiça, santificação e redenção. Amém.

Publicado no site: O Melhor da Web em 10/01/2019
Código do Texto: 138992
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):