Espaço Literário

O Melhor da Web

 

Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto

PAULO FONTENELLE DE ARAUJO
Cadastrado desde: 06/03/2018

Texto mais recente: ASPIRINAS FUTEBOL CLUBE



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de PAULO FONTENELLE DE ARAUJO , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=7367

 
Textos & Poesias || Contos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
ASPIRINAS FUTEBOL CLUBE
15/05/2019
Autor(a): PAULO FONTENELLE DE ARAUJO
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
ASPIRINAS FUTEBOL CLUBE

TRECHO DO LIVRO: O AVESSO DO CAMISA SETE

20 de maio de 1984

   Uma das crianças está tossindo no quarto.    A mãe não quer       atendê-lo. Caso eu a visse no corredor ficaria mais tranquilo. No entanto saio do apartamento e no calçadão de Copacabana, eu me deslumbro com uma sensação de antiguidade surgida a partir das mulheres. Na final da Copa do mundo de 1970 as mulheres usavam perucas mais escuras, tinham longos cílios postiços e fumavam enquanto circulavam pela área.
   Volto ao escritório e penso em futebóis. Tal retiro delimita o meu mundo.   
   - Existe o sofá-cama, a escrivaninha, a estante. O pôster do time do Botafogo é ponto cardeal e assim imagino o    resto do mundo. O resto do mundo apresenta a peça de teatro. Pagamos pela forma falsificada das cenas, pelas expectativas, embora apenas no teatro do futebol, as expectativas nem sempre sejam válidas.
   -    Nesta privação, a fraca seleção de futebol dos Estados Unidos ganhou de um a zero da seleção da Inglaterra na copa de 1950.
   Meu pai assistiu a final no Maracanã daquela copa    e também a decisão do Mundial de Clubes em 1963. Leu as manchetes:
   - Santos é campeão!    Pepe faz dois gols!.
   Não havia caraminholas no time do Santos daquele tempo. Seguia-se apenas aquele ataque fulminante: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

27 de maio de 1984

   Há sete dias não volto a este diário. Um dos bagrinhos recomeçou a tossir. Isto me perturba. Procuro o mesmo xarope da semana passada.. O menino gosta da preocupação e tosse ainda mais tísico. Por certo acredita estar diante do seu próprio pai protetor. Dou o xarope amarelo, quente, único; um troféu.
      Lembro-me de uma lista de remédios preparados    por mim para uma outra Marisa: um dia ela foi a adorada recente namorada. Mal me recordo do nosso namoro, mas a lista de remédios – julguei os remédios essenciais para o sucesso de um relacionamento - sai naturalmente como a escalação de jogadores    antes de um torneio mundial de futebol. Eu deveria mostrar a lista amorosamente:
   - “Ascaridinil” contra vermes. Eu quero protegê-la dos sanguessugas.    “Arovit” possuía vitamina A.    “Sepurin” para quem precisa de um antisséptico das vias urinárias; deixa a urina um pouco esverdeada.” Lidospirin” é uma solução otológica. “Apracur” cura resfriados. Imosec também é indicado em diarreias. A lista não tinha uma ordem determinada; é estratégica.    “Dexafenicol” trata conjuntivite.
   Ao mostrar a seleção, ela achou uma doçura. Riu da minha preocupação. Aquilo foi uma declaração de amor e também uma escalação para o jogo conjugal planejado por mim. Ele se estenderia imbatível e sem doenças.    Lembro-me ainda:
   Leiba” também para diarreia. “Deltacid” acaba com lêndeas/ piolhos que atacarão nossos filhos na futura escola. No meio do namoro penso em    incluir um calmante chamado “Valix”.
   - O último remédio é o “Trofodermin”, trata micoses.   
   - Penso no final, o contato sexual cria fungos excêntricos, iscas, mas para dores apenas a “aspirina” saberia bater pênaltis.
      “Os pênaltis da Aspirina” é um bom título. Uma crônica para jogadores com enxaqueca de futebol.   

Publicado no site: O Melhor da Web em 15/05/2019
Código do Texto: 139922
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):