Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
Winner - ARNALDO AGRIA HUSS
ARNALDO AGRIA HUSS
Cadastrado desde: 11/12/2008

Texto mais recente: RESERVA NO INFERNO



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de ARNALDO AGRIA HUSS , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=916

 
Textos & Poesias || Crônicas
Imprimir - Impressora!
Imprimir
VOCÊ AINDA ASSISTE AO JORNAL NACIONAL?
24/04/2009
Autor(a): ARNALDO AGRIA HUSS
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
VOCÊ AINDA ASSISTE AO JORNAL NACIONAL?

Não sei com exatidão há quanto tempo o Jornal Nacional, transmitido pela Rede Globo de Televisão está no ar. Recordo-me que na década de 70 eu já    assistia a ele, tendo como âncora principal o talentoso Cid Moreira, ainda sem cabelos brancos. E foi Cid Moreira, juntamente com Sérgio Chapelin, os dois mais famosos apresentadores deste telejornal de sucesso, e o primeiro a ser transmitido em rede nacional.
Durante muito tempo ele foi único e imbatível no horário. Nenhum programa nas emissoras concorrentes conseguia derrubá-lo do pedestal de líder de audiência. Particularmente, nunca entendi a razão de tanto sucesso. Será que era pelos dois apresentadores, sem dúvida muito charmosos e com uma dicção invejável? Ou será que era pelo fato de não surgirem concorrentes à altura? Ou ainda pela mania que começava a surgir entre a população de sintonizar somente a Rede Globo?
O Jornal Nacional sempre foi um noticiário frio e sem opinião, que até hoje se limita apenas a apresentar as notícias (nem sempre as principais) do Brasil e do mundo, onde os locutores jamais emitem uma opinião por menor que seja. Todos que por lá passaram (poucos, por sinal) foram apenas meros leitores ou retransmissores de notícias e não podem, em nenhum momento, ser chamados de âncoras. Até porque o âncora interage com a notícia e com os telespectadores, criando uma espécie de atmosfera envolvente onde todos são conduzidos a participar.
Mesmo assim, continua sendo o campeão de audiência entre todos os noticiários hoje existentes, tanto na TV aberta como na TV por assinatura. Na verdade as outras emissoras não se empenham muito em diversificar o padrão que hoje existe nos telejornais, seguindo quase que na íntegra o que existe no Jornal Nacional. Quando no telejornal da Globo passou a ser mostrada a redação como pano de fundo do noticiário, outras emissoras passaram a fazer igual. Quer dizer, falta de imaginação e criatividade ou simplismo mesmo.
A emissora de Silvio Santos conseguiu “matar” Ana Paula Padrão, depois de surrupiá-la da emissora dos Marinho, com tantas mudanças de horário do noticiário que ela apresentava a peso de ouro. A mocinha sumiu.
Infelizmente o jornalismo ainda não é levado a sério como deveria pelas nossas emissoras de TV. No rádio a situação é bem diferente com um trabalho de ponta realizado por várias emissoras de grande quilate.
Acredito até que a liderança do JN seja também devido ao comodismo e desinteresse do povo brasileiro pelo que de importante acontece, principalmente em nosso país. Em plena crise no Senado e na nossa política como um todo – incluindo-se aí a famigerada crise aérea – havia uma grande preocupação da mídia e do nosso povo em saber quem matou quem na novela das “oito” que entra no ar às nove. Diante disso, esperar o quê, mudar o quê e para quê? Toca em frente assim mesmo que o JN vai continuar líder por muito tempo.
O brasileiro continua a ser um sujeito sem opinião, desinformado, despreocupado, despreparado e preguiçosamente acocorado em seu canto medíocre, sem saber o que fazer e sem exigir nada. Aí assiste ao Jornal Nacional, continua na mesma e nada muda. Coisas da vida.


******


Publicado no site: O Melhor da Web em 24/04/2009
Código do Texto: 18728
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.