Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
salerajunior - GIOVANNI SALERA JÚNIOR
GIOVANNI SALERA JÚNIOR
Cadastrado desde: 06/12/2008

Texto mais recente: Carta ao Candidato Derrotado nas Urnas



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de GIOVANNI SALERA JÚNIOR , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=801

 
Textos & Poesias || Ensaios
Imprimir - Impressora!
Imprimir
19 de abril – Dia de todos brasileiros
13/04/2010
Autor(a): GIOVANNI SALERA JÚNIOR
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
19 de abril – Dia de todos brasileiros

      Todos nós sabemos que a cultura dos povos indígenas brasileiros está presente em nosso dia-a-dia, por todo o lado que vamos e em muita coisa daquilo que fazemos e falamos.
      Os traços marcantes da cultura desses primeiros brasileiros, às vezes, estão tão perto de nós que em muitos momentos nem damos conta. Para se certificar disso basta observar atentamente muitas palavras e expressões do nosso linguajar, os nomes de pessoas lugares, cidades e rios, as receitas de inúmeras comidas regionais, os utensílios domésticos que usamos em casa, as músicas que cantamos, as histórias e contos populares que ouvimos desde a mais tenra idade, entre tantos outros aspectos, para percebermos que é impossível falar no Brasil sem nos referirmos à cultura indígena.
      Mas, em contraste a tudo isso, infelizmente os povos indígenas não têm tido o valor que merecem, sendo que até mesmo nos dias de hoje lhes é negado uma série de direitos que estão expressos nas nossas Leis.
      A Constituição Federal de 1988 dedica diversos artigos especialmente para tratar dos direitos que o Estado e a sociedade brasileira devem garantir a todos os povos indígenas.
      Precisamos reconhecer que nossa nação é pluriétnica e multicultural, ou seja, que ela é formada por uma variedade enorme de valores e costumes da mistura de brancos, negros e índios – todos igualmente importantes.
      Não podemos negar essa característica marcante dos brasileiros, o que nos torna um povo único e extremamente diferente dos demais.
      O primeiro passo para acabarmos com os preconceitos é aceitar aquilo que nossa nação é: um país diversificado e extremamente rico. Assim, por meio da aceitação daquilo que somos, podemos seguir na construção de uma nação sem desigualdades e preconceitos
      Cada um de nós deve contribuir para aceitação e reconhecimento dos direitos e valores dos povos indígenas, pois dessa forma estaremos contribuindo para a construção de uma nação melhor para todos !!!


Publicado no Site Cocktail Online, em 19/04/2010. Disponível em: http://www.cocktailonline.com.br/?ctt=noticia.php&IdNoticia=2418


Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Publicado no site: O Melhor da Web em 13/04/2010
Código do Texto: 53421
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.