Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
Joaquim Moncks - JOAQUIM MONCKS
JOAQUIM MONCKS
Cadastrado desde: 19/06/2009

Texto mais recente: ANDARILHAR



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de JOAQUIM MONCKS , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=2465

 
Textos & Poesias || Ensaios
Imprimir - Impressora!
Imprimir
A CIRURGIA NO VERSO
30/06/2010
Autor(a): JOAQUIM MONCKS
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
A CIRURGIA NO VERSO

Joaquim Moncks

Não há como abordar com profundidade o gênero Poesia com pessoa que tenha uma visão diletante – amadorística – do fazer poético...

Para se chegar a um resultado apreciável, o que se tem de entender, inicialmente, é a dimensão do espírito humano e os seus diversos momentos na construção espiritual personalíssima.

A este patamar se chega pelo estudo da filosofia e através da leitura de textos de autores consagrados, ou seja, aqueles que têm estrada percorrida e história pra contar. E que se tenha uma visão altruísta do mundo. Acaso esta inexistir, a Poesia não se manifestará.

Portanto, em nada aproveita ao novato frequentar a qualquer “oficinação poética” antes dele se entregar a um comprometimento maior com a Poesia...

Corrigir a forma poética é o de menos, e quase nada acrescentará ao poema, que é o produto final... E disto pode restar no criador poético inexperiente uma imensa sensação de frustração. Muitos talentos futuros morrem neste instante...

Por estas razões, o analista, ao perceber as imperfeições, pouco deve interferir no texto de terceiro, mormente se ele for jovem. Somente o mínimo suficiente para funcionar como "instigação" à execução de “cirurgia”, nos versos.

O que importa é fazer com que o iniciante – ele mesmo – faça a descoberta desta necessidade no processo de criação. Aquele que tem de “transpirar” a proposta poética – encontrar soluções criativas para o poema – é o seu autor.

Porém, dificilmente o autor do poema vai “mexer” no produto textual de sua “inspiração”, sem o auxílio do analista crítico, que funciona como “provocador”. Para o novato, usualmente, o poema surgiu assim e deverá permanecer assim, virgem de alterações...

Quase sempre a alta autoestima funciona contra o autor dos versos, embora este nunca claramente perceba, pois a catarse da “inspiração”, na qual predomina a emocionalidade, exclui, as mais das vezes, o necessário processo de autocrítica do criador.

É tão forte o envolvimento criativo que este embasbaca o autor, na fase em que o poema “surge”, principalmente quando relata o emocional lírico-amoroso ou a injustiça social.

À medida que o tempo passa, o autor vai se aperceber que só a genialidade nasce perfeita. Porém isto leva muito tempo, porque a sabedoria é fruto do talento e reflexão. Ela exige que pensemos sem pressa, mas com objetivos a atingir.

A Estética, em Poesia, é fruto de todas possíveis acuidades sensuais. Enfim, de alguns conchavos entre emoção e razão...

– Do livro DICAS SOBRE POESIA, 2009/10.
http://recantodasletras.uol.com.br/tutoriais/2258469


Publicado no site: O Melhor da Web em 30/06/2010
Código do Texto: 58988
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Total comentários: 9
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.