Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto


Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA,IWA , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=1017

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
A Ilha que afundou
08/08/2010
Autor(a): MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA,IWA
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
A Ilha que afundou

A Ilha que afundou



Há alguns anos atrás, tive a alegria, felicidade e honra de me criar passando os verões na ilha de Itaparica.
O tempo de duração de espera do Ferry Boat, era no máximo vinte minutos, mesmo assim as filas eram bastante grandes, as embarcações eram modernas, já existia o Agenor Gordilho, um dos mais antigos, não tinha hora marcada, nem catamarã, quem administrava era a Companhia de Navegação Baiana.
Quando chegamos ao Bom Despacho, os transportes eram Kombis e alguns ônibus, precários, inclusive.
Quando adentrávamos o portal de Itaparica, depois da Fonte da Bica, tudo se iluminava, eram os paralelepípedos mais maravilhosos que podiam construir; as praias eram freqüentadas dia e noite, a pescaria de siri, no jereré, marcou a infância de muita gente; a iluminação, quando existia, era quase um breu; as pessoas passavam a noite na praça, levavam até colchão, para fugir do calor, indo refrescar-se encima do gramado, e por lá dormia, às luzes do luar como testemunha.
De manhã cedo os idosos iam andando ou de bicicleta, rotineiramente, tomar a água “milagrosa”, que faz “velha virar menina”.
Com o passar do tempo e seguidas administrações “equivocadas”, digamos assim, a ilha foi se afundando diante das faltas de investimento, a violência como em todo lugar, não poderia deixar de aumentar.
Hoje os veranistas estão desesperados, os moradores em estado de agonia, assaltos em todos os cantos, e vemos a nossa ilha “sumir” diante de todo esse caos.
É um verdadeiro sofrimento para quem se criou tendo como pano de fundo aquele maravilhoso lugar, que é fonte de tantas lembranças para o povo que por lá passou, investiu e o que hoje sofre diante de toda essa ingerência dos poderes públicos.
Uma ilha desse potencial, se fosse em outro lugar, como na Europa, seria um verdadeiro balneário, mas infelizmente encontra-se no Brasil, lugar de ilhas particulares, castelos e todo tipo de ostentações, adquiridos de maneira duvidosa.
Diante de todo esse drama a ilha afunda cada vez mais dentro de um mar escuro e enlameado; todos os ilhéus, ex-turistas e ex-veranistas clamam por atenção dos órgãos competentes, mas não acontece absolutamente nada. Devolvam a nossa Ilha!


Marcelo de Oliveira Souza


Publicado no site: O Melhor da Web em 08/08/2010
Código do Texto: 61568
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.