Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
Manzel - MANZEL ZENATY
MANZEL ZENATY
Cadastrado desde: 13/01/2011

Texto mais recente: Quando amar doe



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de MANZEL ZENATY , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=5037

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
Metodologia de Pesquisa: Dogmatismo, desinteresse por problemas sociais e impaciência.
11/03/2011
Autor(a): MANZEL ZENATY
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
 
73338 Metodologia de Pesquisa: Dogmatismo, desinteresse por problemas sociais e impaciência. Manzel - MANZEL ZENATY
Metodologia de Pesquisa: Dogmatismo, desinteresse por problemas sociais e impaciência.

Questão: Analise em que medida as atitudes anunciadas abaixo podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de pesquisas científicas: Dogmatismo, desinteresse por problemas sociais e impaciência.



O momento de uma pesquisa deve soar um íntimo prazeroso, servindo de estímulo para as que virão. Desse modo, devemos tomar cuidado para não deixar que o desleixo ou algumas atitudes saturadas de ansiedades, tais como dogmatismo, desinteresse por problemas sociais e a impaciência, prejudiquem ao desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Ademais em tal situação o pesquisador deve ser apto a evitar os percalços que surjam, deverá solvê-los para garantir o resultado da pesquisa, pois os percalços acima citados podem fazer com que o pesquisador cometa sérias negligências. Isso pode ser evitado por seguir sugestões de outros envolvidos no projeto, não achando que as idéias destes são aparentes. Pois se assim agirmos mostraremos uma atitude dogmática repletas de idéias rasas e egoístas.
O dogmatismo quando toma conta de um pesquisador faz com ele tenha uma atitude centralizada do projeto, caso seja um projeto particular, ficará eivado de pormenores insignificantes, pois mostrar-se-á irredutível, visto que o projeto é seu.
De outra banda, embora tenhamos que visar um único assunto para o nosso projeto, se faz necessário termos um amplo conhecimento dos assuntos sociais que nos cercam. Neste sentido nos envolveremos melhor no projeto, além de termos uma gama de assuntos para pautarmos, para posteriormente escolher aquele que melhor nos identificamos. Diga-se de passagem, que uma pessoa sem interesse nos assuntos sociais dificilmente conseguirá ser resoluto na escolha de um tema, pois não importa qual assunto escolha, gerará uma bola de neve de indecisões, criando no íntimo do pesquisador, a impaciência.

Como conseguirá um pesquisador parar para refletir nos dados coletados e revisá-los para poder chegar a uma conclusão certa e objetiva? Lamentavelmente o pesquisador que durante o desenvolvimento de uma pesquisa se encontre desprovido de paciência dificilmente conseguirá organizar o material coletado.
A investidora numa pesquisa exige tempo, organização, mudanças do ponto de vista para o bem comum do projeto, além da paciência, aptidão e seriedade no objeto do tema.
O pesquisador visando um projeto de boa estirpe, nunca deverá ser dogmático, tal atitude só tende a deixá-lo intransigente.
No caso, a impaciência pode afetar um contingente de pessoas muito grande, como o leitor que por sua vez poderá se aborrecer com a falta de qualidade do trabalho, o que é sinal de impaciência da parte do pesquisador. Além do mais a falta de desinteresse por problemas sociais também poderá afetar o trabalho, por exemplo: uma comunidade científica diante da deterioração do que é produzido; a sociedade civil para a qual a pesquisa não trouxe nenhum benefício, e enfim, para o próprio pesquisador que poderá cair no descrédito científico.   
Por fim, deixar que atitudes como essas tomem de conta na mente de um pesquisador só deixará o projeto obscuro, se é que conseguirá com êxito concluí-lo.


Publicado no site: O Melhor da Web em 11/03/2011
Código do Texto: 73338
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.