Espaço Literário

O Melhor da Web



Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
salerajunior - GIOVANNI SALERA JÚNIOR
GIOVANNI SALERA JÚNIOR
Cadastrado desde: 06/12/2008

Texto mais recente: Carta ao Candidato Derrotado nas Urnas



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de GIOVANNI SALERA JÚNIOR , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=801

 
Textos & Poesias || Ensaios
Imprimir - Impressora!
Imprimir
4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins
15/12/2008
Autor(a): GIOVANNI SALERA JÚNIOR
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins

Todos reconhecem o importante papel que a Polícia Militar exerce em nossa sociedade, mas pouca gente conhece a fundo sua história.
Pensando nisso, reuni alguns dados sobre o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Gurupi.
Para tratar da história do 4º BPM é preciso retornar bastante no tempo, pois o seu embrião surgiu com o nascimento da cidade de Gurupi há varias décadas atrás, especialmente com a estruturação da 4º Companhia (CIA) de Goiás, que teve como 1º Comandante, o Sr. Álvaro Alves Dias.
Ao longo de todos esses anos, desde a chegada dos primeiros militares a cidade de Gurupi até os dias de hoje, ocorreram inúmeras mudanças na estrutura e no efetivo da PM aqui até que se chegasse ao estágio atual do 4º BPM.
Em setembro de 1975, a 4ª CIA de Goiás se transformou na 5º CIA Independente de Goiás, e no início dos anos 80 ela passou por nova reestruturação, transformando-se no 5º Batalhão da Polícia Militar de Goiás. Um conhecido Comandante do 5º BPM de Goiás foi o Coronel Florisvaldo. Em 1989, com a efetivação do Estado do Tocantins surgiu o 4º BPM do Tocantins, englobando o efetivo e toda a estrutura física do 5º BPM de Goiás.
O 1º Comandante do 4º BPM do Estado Tocantins foi o Capitão Raimundo Bonfim Azêvedo Coêlho. Depois dele podemos citar outros Comandantes, como por exemplo: (2) Tenente-Coronel Edson Pereira Nunes, (3) Major Raimundo Bonfim Azêvedo Coêlho, (4) Capitão Deusamar Mota, (5) Capitão Paulo Roberto, (6) Major Nelson dos Reis Aguiar, (7) Tenente-Coronel Raimundo Bonfim Azêvedo Coêlho, (8) Tenente-Coronel Heraclídes Pereira Filho, (9) Tenente-Coronel José Jorge Vieira, (10) Tenente-Coronel Messias Lopes da Conceição, (11) Tenente-Coronel Luiz Carlos Valadares Veras, (12)Tenente-Coronel José Tavares de Oliveira.
O atual Comandante do 4º BPM é o Tenente-Coronel Ibanês da Costa Menezes.
Hoje, o 4º BPM possui cerca de 510 policiais distribuídos em Gurupi e em outras 16 (dezesseis) cidades do sul do Tocantins. O 4º BPM divide-se em 03 (três) Companhias: a 1ª CIA de Gurupi, a 2ª CIA de Alvorada e a 3ª CIA de Formoso do Araguaia. A 1ª CIA de Gurupi é responsável por outras 05 (cinco) cidades (Crixás, Aliança, Peixe, Sucupira e Cariri). A 2ª CIA de Alvorada também é responsável por outras 05 (cinco) cidades (Talismã, Figueirópolis, Palmeirópolis, Jaú do Tocantins e São Salvador). A 3ª CIA de Formoso do Araguaia é responsável por outras 04 (quatro) cidades (Dueré, Dorilândia, Sandolândia e Araguaçu).
Para atender todas essas localidades, o 4ª BPM conta com cerca de 45 viaturas e diversos outros veículos, como por exemplo: motos, caminhões e micro-ônibus.
É importante dizer também que o 4º BPM conta com grupos de policias especializados como o COE (Comando de Operações Especiais) e o GIRO (Grupo de Intervenções Rápidas), ambos Comandados pelo Sub-Tenente Haroldo Lustosa Barros.
Destacamos ainda a presença do 3º Pelotão Ambiental da CIPAMA (Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental) que fica numa sede própria situada no Setor Sol Nascente, e está sob o Comando do Tenente Cláudio Braga Pinto.
Desde 2005, o efetivo do Corpo de Bombeiros não está mais subordinado ao 4º BPM de Gurupi, mas ainda assim continuam desenvolvendo significativos trabalhos em parceria. Hoje, a 4ª CIA do Corpo de Bombeiros fica no Setor Sol Nascente e está sob o Comando do Tenente Carlos Alberto Rodrigues.
O registro de tais informações serve como reconhecimento por toda dedicação e empenho dos Policiais Militares que integram o 4º BPM. Parabéns pelo seu trabalho !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 280, p. 10, de 03/10/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e    Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br


Publicado no site: O Melhor da Web em 15/12/2008
Código do Texto: 8431
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Total comentários: 2
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.