Espaço Literário

O Melhor da Web


Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.


Busca por Autores (ordem alfabética)
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto
massimo - RICARDO DE BENEDICTIS
RICARDO DE BENEDICTIS
Cadastrado desde: 06/12/2008

Texto mais recente: OS HUMANOS DO SÉCULO XXI



Necessita estar logado! Adicionar como fã (necessita estar logado)
 
Recado
Contato

Conheça a Página de RICARDO DE BENEDICTIS , agora só falta você!
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=794

 
Textos & Poesias || Artigos
Imprimir - Impressora!
Imprimir
DO QUE CONQUISTA NECESSITA!
30/04/2012
Autor(a): RICARDO DE BENEDICTIS
VOTE!
TEXTO ELEITO
0
Após 100 votos, o Texto Eleito será exibido em uma página que irá reunir somente os mais votados.
Só é permitido um voto por Internauta por dia.
Achou o texto ótimo, VOTE! Participe!
ELEJA OS MELHORES TEXTOS DA WEB!
DO QUE CONQUISTA NECESSITA!

Do que Conquista necessita!
*Ricardo De Benedictis


* Saneamento básico
* Barragem do rio Pardo
* Novo Aeroporto
* Novo hospital público para emergências
* Novo Planejamento urbano (Nova estação para ônibus urbanos, ruas de mão única, centro da cidade com mais algumas alamedas, abertura de loteamentos com ruas de duas pistas.
*Comprometimento ambiental com a reserva florestal do Poço Escuro, etc. Incremento do Turismo ecológico, com novos hotéis e serviços.
* Tudo isso tem que ser pensado simultaneamente!


É certo que nossa cidade necessita, para dar aquele pulo e chegar a ser metrópole, ou mesmo adquirir o status de Região Metropolitana, de muita infraestrutura.
Desde o saneamento básico, com novas ligações de esgotamento sanitário, mais oferta de água encanada, e sair do papel a construção da Barragem do rio Pardo ou a construção de grande adutora desde a barragem do rio Gavião, em Anagé. Não esqueçamos da nossa posição geográfica, favorável para o ecoturismo, o turismo de aventura e o intercâmbio universitário. Para isso teríamos que pensar em humanizar o Alto do Cristo, fazer funcionar serviços públicos de bares, restaurante, parque infantil, construir uma plataforma para a prática dos esportes aéreos de ‘parapente’, asa delta, skatismo e outros. Pensar na construção de um teleférico que proporcionasse ao turista um passeio por sobre a cidade (logicamente que através de concessão público/privada). Inclua-se aí, a construção do Novo Aeroporto, sem o qual, não sairemos da nossa mesmice e aspecto de cidade pequena. Não virão grandes empreendimentos enquanto não tivermos acesso aéreo com vôos regulares de aeronaves de grande porte. Nem indústrias, nem nada de muito grande. Não adianta insistir para a vinda de grandes empresas quando seus diretores não teem como viajar para fiscalizá-las ou mesmo, geri-las.
Urge a construção de um hospital especializado em emergências médicas. Tanto para a área de traumatologia quanto para a área cardiológica. Como está, não há confiança de alguém ser atendido por um pediatra ou um ginecologista com um quadro de enfarto.
A prefeitura terá que se debruçar sobre o centro da cidade e criar algumas alamedas. Sabemos que os detentores do poder não gostam muito de sugestões, mas para variar, citaremos as travessas ligando a Praça Barão do Rio Branco à rua Cel. Gugé (onde localiza-se a lotérica), a travessa que liga as ruas Cel. Gugé à Sinhazinha Santos (onde fica o Salão Bahia), as ruas Ernesto Dantas, 7 de setembro e Praça 9 de novembro seriam grandes alamedas comerciais, como existem nas cidades mais desenvolvidas. E por falar nisso, não entendemos como novos loteamentos são autorizados com ruas muito estreitas. Infelizmente, isso denota o grau de pequenez da nossa visão estratégica. Tirar os estacionamentos das ruas e criar condições para que empresários construam prédios de estacionamentos com rampas de acesso. Não aquela rampa do Conquista Sul que é o terror das mulheres e dos homens de menos experiência ao volante... Por falar nisso, urge mudar o Terminal Rodoviário. Para onde? Aí nem vamos sugerir. A prefeitura que se vire e ponha seus engenheiros para olharem o CEASA, pensar em transferi-lo para outro local, etc.
Temos muita coisa para acrescentar, mas para não sermos enfadonhos, urge a criação de uma guarda-municipal, que teria como missão precípua, o auxílio às polícias militar e civil – no combate ao crime contumaz que acontece no centro comercial, bem como ‘guardar’ nosso patrimônio cultural, ambiental e histórico, como é o caso do Poço Escuro, que já perdeu mais de dois terços da sua floresta (este ano sofreu 3 incêndios, com indícios de criminosos), o Alto do Cristo para ser humanizado e não continuar como paraíso de marginais, assaltos, etc e o patrimônio público como um todo, a exemplo das escolas, praças, hospitais, monumentos, etc.
Todas essas intervenções teriam que ser realizadas concomitantemente, com a parceria da comunidade. Não adianta dizer que Conquista tem outras prioridades. Tem sim. E uma delas seria, logo que possível, incrementar na classe política (deputados e senadores) a necessidade de emancipar os distritos mais longínquos. Não adianta ser muito grande e não poder atender as necessidades dos nossos irmãos que passam fome e frio em nossas fronteiras e periferias.
Depois disso, podemos ser Região Metropolitana.
*Ricardo De Benedictis é jornalista, poeta, compositor, escritor e ativista cultural   


Publicado no site: O Melhor da Web em 30/04/2012
Código do Texto: 90967
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA! DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO! É FÁCIL, É LEGAL, VALE A PENA!
Caderno Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!
Obras do(a) Autor(a):


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.