Visitante, seja Bem-Vindo! 
Novo Cadastro
Esqueceu a Senha?

Login: 
Senha:
LUIZ CARLOS AMORIM

Visite Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
amorim - LUIZ CARLOS AMORIM
RSS - As recentes de:LUIZ CARLOS AMORIM
Soplaar.com - Plataforma de Ensino a Distância.
 

----------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE! Quero incluir Textos! É GRÁTIS, É fácil, É simples, EU POSSO!



LUIZ CARLOS AMORIM
Aniversário: 16/02
Cadastrado desde: 20/07/2009 -

Texto mais recente: CÃES ABANDONADOS

Textos & Poesias || Artigos

Imprimir
4º PRÊMIOS CIDADE DE MANAUS – E O RESULTADO?
19/10/2009
Autor(a): LUIZ CARLOS AMORIM

4º PRÊMIOS CIDADE DE MANAUS – E O RESULTADO?

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

A quarta edição (2009) dos Prêmios Cidade de Manaus, um dos mais importantes concursos literários do Brasil, foi lançada em dezembro de 2008, inclusive com publicação do regulamento no Diário Oficial de Manaus.
Os prêmios seriam atribuídos, como nas edições anteriores, nas seguintes categorias: melhor romance ou novela; melhor livro de contos; melhor livro de poesia; melhor livro de crônicas; melhor texto teatral para adultos; melhor texto de teatro infantil; melhor livro de ensaio socioeconômico; melhor ensaio sobre tradições populares (folclore); melhor ensaio histórico; melhor ensaio sobre literatura (Letras); melhor ensaio sobre artes-plásticas; melhor ensaio sobre cinema; melhor livro de memória; melhor ensaio sobre dança; melhor texto de jornalismo literário; melhor livro de Literatura Infantil.
Os prêmios, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) seriam conferidos a cada uma das categorias acima citadas, ficando, ainda, as obras premiadas inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Cultura para publicação, até a concessão da premiação subsequente.                                                 As inscrições ficaram abertas até abril de 2009 e o regulamento anunciava que o resultado seria publicado no dia 1º de outubro de 2009 no Diário Oficial de Manaus. Já estamos em meados de outubro e em nenhum das edições do Diário Oficial da cidade existe qualquer menção ao concurso Prêmio Cidade de Manaus. Telefonei, no dia 2, para a Prefeitura de Manaus e tentei falar com a Secretaria de Cultura ou com a Fundação Municipal de Cultura, mas falei com três pessoas e ninguém soube me dar qualquer informação.
Telefonei nos dias 3 e 4 para falar com a Diretora da Fundação, que em janeiro publicou um comunicado à imprensa e aos vencedores dos Prêmios Cidade de Manaus declarando que “Em face da mudança na Prefeitura Municipal de Manaus, advinda das últimas eleições em 2008, comunicamos que a atual diretoria do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura foi extinta. Contudo, a continuidade da premiação e a devida publicação das obras vencedoras serão honradas pela atual secretária de cultura Lívia Regina do Prado Negreiros Mendes. Comunicamos ainda, aos interessados, que as inscrições para a quarta    versão dos Prêmios Literários Cidade de Manaus, já estão abertas desde o dia 03 de dezembro através de edital publicado no Diário Oficial do Município, com prazo se estendendo até o dia 30 de abril de 2009.”
Não consegui falar com ela, pois estava sempre ocupada ou não estava na casa e a pessoa que atendeu o telefone apenas informou que o Concurso Prêmios Cidade de Manaus está sendo reestruturado. Mas não consegui saber até quando ele vai ficar sendo reestruturado – está sendo reestruturado desde a mudança de governo da cidade? Isso faz quase um ano    - ou quando a Prefeitura de Manaus dará uma solução, dizendo quando, finalmente, sairá o resultado. A moça que atendeu no 32153474 – telefone que achei no site da prefeitura, como sendo da Fundação de Cultura - ficou de passar meu telefone para a secretária da diretora para que ela me ligasse para dar informações, mas até hoje ninguém deu retorno. Já liguei de novo, mas a telefonista apenas disse que passou o recado e que passaria de novo.
A diretora da Fundação de Cultura, Lívia Regina Prado de Negreiro Mendes, colocou a sua palavra em jogo, em nome da Prefeitura que lançou o concurso, garantindo a continuidade do certame, mas a verdade é que ninguém diz nada a respeito.
O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, sabe deste descaso para com a cultura, que até o ano passado era levada tão a sério pela Prefeitura de Manaus? Ele concorda com essa irresponsabilidade de abandonar um concurso que foi organizado e lançado pela prefeitura, oficialmente, não interessa quem tenha sido o prefeito na época? Ele sabe que os Prêmios Cidade de Manaus tornou-se um dos principais concursos literários do país, revelador de talentos nas artes e na literatura?
Não quero crer que ele esteja compactuando com este absurdo. Creio que ele sabe o valor de um evento cultural de representatividade nacional como os Prêmios Cidade de Manaus e que a realização de um certame como este agrega valor tanto ao nome dele quanto ao nome da cidade.
Espero, veementemente, que este desrespeito para com os escritores que participaram desta quarta edição dos Prêmios Cidade de Manaus ainda possa ter um bom final, pois    o compromisso de honra assumido pela prefeitura, ao lançar o concurso, publicando-o no Diário Oficial da cidade, ainda pode ser cumprido. Antes tarde do que nunca.
Espero que, mesmo atrasado, haja um resultado para esta última edição.

                  ****************

Leia o Blog CRÔNICA DO DIA, em Http://luizcarlosamorim.blogspot.com




Publicado no site: O Melhor da Web em 19/10/2009
Código do Texto: 42658
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA!
DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO!

Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!


Busca Geral:
Título
Texto Título e Texto


CLIQUE AQUI! PARA LER OS TEXTOS CADASTRADOS!
ESSE LINK VAI PARA A PÁGINA PARA EXIBIÇÃO DOS TEXTOS!

Galeria de Fãs
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Sou Fã de...
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.