Visitante, seja Bem-Vindo! 
Novo Cadastro
Esqueceu a Senha?

Login: 
Senha:
Silvio Dutra

Todas imagens extraídas da galeria do Google.
kuryos - Silvio Dutra
RSS - As recentes de:Silvio Dutra
&nbnsp;
 

----------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE! Quero incluir Textos! É GRÁTIS, É fácil, É simples, EU POSSO!



Silvio Dutra
Aniversário: 25/11
Cadastrado desde: 29/08/2012 -

Texto mais recente: Recolhimento dos Dispersos

Textos & Poesias || Evangélicas

Imprimir
Jesus é Precioso Porque Remove a Nossa Culpa
19/05/2017
Autor(a): Silvio Dutra

Jesus é Precioso Porque Remove a Nossa Culpa


Por John Piper

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


“19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;
20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;
22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Rom 3.19-26)
A culpa é uma experiência universal. Todo mundo em algum momento ou outro teve a má sensação de não fazer o que ele deveria ter feito. Mesmo as pessoas que negam que há algo como certo e errado são aprisionadas pela lei de Deus escrita em seus corações. Eles se propuseram a provar que não há nada de certo e errado e que todas as éticas são relativas e arbitrárias, mas acabam dizendo que é certo você concordar com eles e errado, não. Ninguém jamais apagou com êxito o sentido do dever que Deus escreve em cada alma humana. Nossas sensibilidades morais podem ser pervertidas de modo que sejam o oposto de Deus, mas todos sentem que eles devem fazer certas coisas e não outras. E todos sabemos que não fizemos tudo o que deveríamos ter feito, ou sentimos tudo o que deveríamos ter sentido. E, em algum momento ou outro, isso nos fez sentir-se mal. A falta de fazer o que deveríamos ter feito chamamos de culpa. E os maus sentimentos que muitas vezes acompanham isso chamamos de sentimentos de culpa ou uma má consciência.
Como o mundo lida com a culpa
Se a nossa consciência é sensível, esses sentimentos podem produzir tanta miséria que podemos ser tentados a cometer suicídio. Mais frequentemente buscamos outras maneiras de aliviar a miséria de uma má consciência. Há pelo menos três maneiras pelas quais os contemporâneos tentam resolver o problema da culpa: formas intelectuais, formas físicas e formas religiosas. Por exemplo, entre os caminhos intelectuais existe o ensinamento de que a culpa é devida a expectativas irrealistas que colocamos sobre nós mesmos. É claro, falhamos e fazemos o mal, mas somos apenas humanos e não é razoável esperar tanto.
Portanto, abaixe suas expectativas de sua própria virtude e você terá menos culpa. Outra abordagem é dizer que nossos princípios morais são datados e restritivos. São produtos da ética de trabalho protestante desgastada, ou vestígios de prudência puritana ou costumes vitorianos. Você vai resolver o seu problema de culpa se você chegar à sua época, se modernizando, e parar de viver na ética de épocas obscuras. Uma das estratégias mais surpreendentes para lidar com a culpa nos últimos dez anos foi o ensino de que algumas das coisas que todos costumávamos pensar que eram vícios, são, na verdade, virtudes, e não tê-los é errado! Como: ganância e intimidação e autoexaltação.
Mas mesmo que os anos setenta fossem marcados por uma surpreendente multiplicação de estratégias intelectuais para resolver o problema da culpa, os caminhos físicos antiquados ainda predominam. Para aqueles que não têm cérebro suficiente para pensar em seu caminho para jogar fora sentimentos de culpa, há sempre álcool para voltar a cair e, mais recentemente, outras drogas. Acho que uma má consciência é a causa do alcoolismo. Ele pode dizer que foi estresse que o levou a beber. Ela pode dizer que foi tristeza e solidão que a levou a beber. Mas não é o caso que eles sentiram no fundo que eles devem ser capazes de lidar com o estresse, tristeza e solidão e que a crescente culpa de seu fracasso foi o que eles queriam afogar? É claro que o álcool e as drogas não são as únicas fugas da culpa. Algumas pessoas falam, falam incessantemente, compulsivamente, e nunca ouvem silenciosamente, para não ouvir algo que não querem ouvir. Algumas pessoas dedicam dia e noite para jogos e hobbies e esportes. Algumas pessoas mantêm a televisão em dia para uma constante barragem de som e visão em suas mentes para protegê-los do que Simon e Garfunkel chamaram de "sons inquietantes de silêncio".
Mas, a tática mais antiga e reverenciada para evitar a miséria da culpa é a religião. Esta tática pode ser a mais enganosa porque se aproxima da verdade. Reconhece o que as estratégias intelectuais e físicas geralmente ignoram: a causa última da culpa é que há um Deus justo cuja vontade para suas criaturas é ignorada ou desafiada. Reconhece que, sob cada pungência de consciência na alma humana, há a convicção silenciosa, muitas vezes não expressa: "Fui contra Deus". Os meios que a religião desenvolveu para lidar com essa culpa é tentar aplacar ou apaziguar Deus com boas obras ou ritual religioso. Os religiosos sabem que devem a Deus uma grande dívida por sua desobediência. Mas muitas vezes cometem o terrível erro de pensar que podem pagá-la de volta através de boas obras e do desempenho de deveres religiosos.
A maneira de Deus lidar com sua culpa
Acho que se tomássemos tempo e estivéssemos muito atentos, poderíamos mostrar que nenhuma dessas maneiras de lidar com a culpa (intelectual, física ou religiosa) é satisfatória. Nossas cabeças podem ser facilmente apartadas da profundidade de nossa culpa, mas nossos corações não são tão levemente curados. E todos nós sabemos que no fundo há algo inautêntico sobre o executivo autoassertivo, com fome de dólar e intimidador que se encontra no topo. Sabemos que o álcool e as drogas e o entretenimento compulsivo e o ruído não são o caminho para a vida e a paz. E nós devemos saber, que ouvimos no evangelho de Jesus Cristo, que a dívida que devemos a Deus não pode ser compensada por nossa virtude insignificante.
Mas, em vez de tentar mostrar a inadequação de tudo isso, eu quero construir sobre o que começamos nas duas últimas mensagens. O ponto das duas últimas mensagens foi que o retrato bíblico de Jesus é verdadeiro. É historicamente enraizado e defensável. E é racionalmente atraente para a mente aberta. Nenhum homem jamais falou como este homem, Jesus (João 7:46). Ele pode ser confiável. Ele é verdadeiro. Ele endossou o Velho Testamento, e é ele quem fala pelo seu Espírito no Novo Testamento. Portanto, basta-nos ouvir dele através de seu apóstolo, Paulo, como Deus lidou com nossa culpa. É a melhor notícia em todo o mundo. É a única estratégia que possui a verdade da justiça de Deus e a profundidade de nossa dívida perante ele. Uma vez que você foi agarrado pela maneira de Deus lidar com sua culpa, todas as outras formas vão parecer fracas e superficiais e totalmente inadequadas em comparação. E você vai se alegrar comigo que "Jesus é precioso porque Ele remove nossa culpa".
Lembre-se agora, não é minha palavra, mas a Palavra de Deus, a Bíblia, que nos mostra o caminho. Então vamos olhar juntos em Romanos 3: 19-29. Tudo que eu quero fazer é deixar este texto falar, porque tem um tremendo poder para persuadir e conquistar nossos corações. Deixe-me resumir cinco observações do texto e, em seguida, vamos examiná-lo mais de perto para seguir a linha de argumentação de Paulo. Primeiro, todas as pessoas, sejam judeus ou gentios, são pessoalmente responsáveis perante Deus por seu pecado (versículo 19). Segundo, a relação resultante da culpa humana e da indignação divina não pode ser corrigida pelas obras da lei (versículo 20). Terceiro, Deus, por sua própria iniciativa, se comprometeu em buscar nossa absolvição livremente (versículos 21-24). Em quarto lugar, o modo como ele fez isto é através da manifestação de Jesus Cristo para redimir-nos pela sua morte e demonstrar a justiça de Deus (versículos 24-26). Em quinto lugar, este dom de justificação só vem àqueles que confiam em Jesus (versículos 22, 25, 26). Agora vamos seguir a linha de argumentação de Paulo do versículo 19 ao 26.
Todas as pessoas sob o pecado
Em Romanos 3: 9 Paulo resume o que aconteceu antes: "Todos os homens, tanto judeus como gregos, estão sob o pecado". Todos os homens pecaram e estão sob a terrível influência do pecado, escravos do pecado (Romanos 6: 16). Para ilustrar e fundamentar este ponto, ele toma palavras dos Salmos e Isaías e descreve a condição da humanidade pecadora nos versos 10-18. Então, no versículo 19, ele diz: "Sabemos que tudo o que a lei diz, fala àqueles que estão debaixo da lei, para que toda boca seja calada e todo o mundo possa ser responsabilizado por Deus". Nosso primeiro ponto, portanto, é que todas as pessoas, independentemente da raça, são pessoalmente responsáveis perante Deus. O problema universal de culpa não é devido ao fato de que temos falhado com nosso semelhante, mas porque falhamos com Deus.
Cada pessoa nesta sala é responsável perante Deus. Deus trata com você como um indivíduo, e você terá que dar-lhe um relato de sua vida algum dia. Isso deve ser um pensamento assustador se você estiver tentando a lidar com sua culpa em uma dessas maneiras intelectuais, físicas ou religiosas que mencionei anteriormente. Oh, quão tolas e trágicas todas elas parecerão "no dia da ira quando o justo julgamento de Deus for revelado" (Romanos 2: 5). Não importa quão virtuosos pareçamos, somos responsáveis perante Deus e haverá um cálculo do que temos feito e dito, pensado e sentido. O problema universal da culpa não é apenas um problema de como se sentir melhor, mas de como estar certo com Deus. Os dispositivos seculares para diminuir a miséria de nossa culpa sempre falharão mais cedo ou mais tarde, porque ignoram o principal problema da existência humana. Somos culpados diante de Deus. É a lei dele que quebramos. É a sua glória da qual nos tornamos tão afastados (Romanos 3:23). Cada pessoa nesta sala é pessoalmente responsável perante Deus e irá encontrá-lo algum dia ou culpado e condenado, ou absolvido e destinado para a alegria.
Ninguém é Justificado por Obras da Lei
O versículo 20 é dado como a base ou fundamento do versículo 19: "Porque nenhum ser humano será justificado na sua visão (de Deus) por obras da lei, visto que através da lei vem o conhecimento do pecado." Ser justificado significa ser absolvido por Deus, ser declarado livre e inocente, ser feito reto em relação a Deus, para que sua indignação seja removida e nossa rebelião seja tirada. O ponto deste versículo é que a absolvição nunca é alcançada por obras da lei. Isso significa que, se uma pessoa não confia na misericórdia livremente justificadora de Deus, e ainda se compromete a fazer-se reto com Deus através das obras da lei, ele sempre falhará. O efeito que terá sobre tal pessoa é revelar seu pecado com mais clareza (Romanos 5:20, 7: 7, 8, Gálatas 3:19).
A conexão entre os versículos 19 e 20 parece ser algo como isto: quando as pessoas não confiam na misericórdia de Deus, mas tentam usar a lei para acertar com ele, a lei traz à luz seu pecado e a condena por sua incredulidade. E como isso é verdade para todos os humanos ("toda a carne"), judeus e gentios (versículo 20), sabemos que quando a lei fala assim aos judeus, também tem o mundo inteiro em vista, que toda boca pode ser calada e todas as pessoas tornadas responsáveis. Assim, os dois primeiros pontos são que todas as pessoas são pecadoras e pessoalmente responsáveis perante Deus, e que essa relação de culpa não pode ser estabelecida corretamente pelas obras da lei.
Deus tem agido para cumprir nossa obrigação
Terceiro, Deus, por iniciativa própria, comprometeu-se a buscar nossa absolvição. Versículos 21-24: "Mas agora a justiça de Deus tem sido manifestada à parte da lei, embora a lei e os profetas deem testemunho dela, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Porque não há distinção, visto que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados pela sua graça como um dom, pela redenção que está em Cristo Jesus." Independentemente de quantas promessas da misericórdia de Deus houvesse, a lei do Antigo Testamento, e independentemente de quantas chamadas ao arrependimento e fé, o efeito real da lei seria, em geral, para expor e condenar o pecado (Gálatas 3:21,22). Portanto, quando Deus se comprometeu a manifestar a sua justiça para a nossa justificação, ele o fez "para além da lei". Isto é, ele não dirigiu a nossa atenção de volta para a lei com os seus sacrifícios de animais, mas dirigiu a nossa atenção para o seu Filho, Ele o mandou morrer por nosso pecado. Romanos 8: 3: "Deus fez o que a lei, enfraquecida pela carne, não podia fazer: enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa, condenou o pecado na carne".
O que eu quero enfatizar sob este terceiro ponto é que Deus não nos deixou para lidar apenas com nossa culpa, mas ele tomou a iniciativa, enquanto éramos ainda pecadores (Romanos 5: 8), de buscar nossa absolvição e oferecê-la para nós livremente. A glória do evangelho é que aquele diante do qual somos culpados e condenados se comprometeu a substituir nossa culpa e sua indignação por justiça e reconciliação. Este ato de Deus que nos coloca em uma relação correta com ele onde não há mais culpa e condenação é chamado de "justificação" no versículo 24. E por favor não perca a base da justificação nesse verso: é baseada na graça e Portanto, é um dom gratuito. Você não pode ganhar ou merecer por obras. Graça e obras são opostas uma à outra. Ouça Romanos 11: 5, 6: "No presente há um remanescente escolhido pela graça. Mas se é pela graça, não é mais sobre a base das obras; caso contrário, a graça não seria mais graça." Quando Paulo diz que a nossa culpa é tirada pela graça, ele quer dizer que é um dom gratuito e você não pode ganhá-lo pelas obras.
Deus colocou Cristo para nossa justificação
O quarto ponto é como Deus trouxe este dom gratuito da justificação. Os versículos 24 e 25 dizem que foi "por meio da redenção que está em Cristo Jesus, a quem Deus propôs como uma expiação pelo seu sangue". Oh, quão importante é esta frase! Todos os esforços seculares para lidar com a miséria humana da culpa são impotentes porque ignoram este fato: a santidade de Deus e a glória justa foram profanadas, difamadas e blasfemadas por nosso pecado. É com um Deus santo que temos que tratar em nossa culpa! E não pode haver justificação, nem reconciliação, nem purificação de nossa consciência, a menos que a santidade de Deus seja honrada e a difamação de sua justiça seja reparada. A urgência do nosso problema com a culpa não é que nos sintamos miseráveis, mas que o nome de Deus tenha sido blasfemado. Vivemos em um dia com uma visão tão horrendamente inflada do potencial humano e uma visão tão miseravelmente pequena da santidade de Deus que dificilmente podemos entender qual é o verdadeiro problema da culpa. O problema real não é: "Como Deus pode amar e ainda condenar as pessoas com pecados tão pequenos?" O verdadeiro problema é: "Como pode Deus ser justo se ele absolver tais pecadores miseráveis como nós?" Não pode haver remédio duradouro para a culpa que não lida com a justa indignação de Deus contra o pecado.
Por isso tinha que haver um sacrifício. E não qualquer sacrifício, mas o sacrifício do Filho de Deus! Ninguém mais, e nenhum outro ato, poderia reparar a difamação feita para a glória de Deus pelos nossos pecados. Mas, quando Jesus morreu para a glória do Pai, a satisfação foi feita. A glória foi restaurada. A justiça foi demonstrada. De agora em diante fica claro que quando Deus, pela graça, justifica livremente o ímpio (Romanos 4: 5), não é indiferente às exigências da justiça. Tudo se baseia na grande transação entre o Pai e o Filho na manhã da Sexta-Feira Santa no Calvário. Nenhum outro evangelho pode tirar nossa culpa, porque nenhum outro evangelho corresponde às proporções cósmicas de nosso pecado em relação a Deus.
Justificação vem apenas pela fé
O quinto e último ponto agora é que este dom gratuito da justificação adquirida por Jesus na cruz só chega aos que confiam nele. Depois que Paulo diz no versículo 21 que Deus manifestou a sua justiça à parte da lei, então define essa justiça no versículo 22 como "a justiça pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem" (Filipenses 3: 9); o verso 25 diz que Cristo é uma expiação (ou propiciação) "por meio da fé" ou "ser recebido pela fé". Finalmente, no verso 26, ele diz que Deus "justifica aquele que tem fé em Jesus". Assim, o ensinamento da Palavra de Deus é claro, e este é o evangelho: quem confia em Jesus para a justificação será salvo.
Esta é ao mesmo tempo a coisa mais difícil e mais fácil para um ser humano fazer. É difícil porque significa reconhecer em seu coração que você é tão culpado diante de Deus que não há nada que você possa fazer para resolver o problema. Os seres humanos não gostam de pensar em si mesmos dessa maneira. E assim, o movimento de potencial humano tem um auge e o verdadeiro problema de culpa permanece não resolvido para a maioria das pessoas. Ser salvo pela fé em Jesus Cristo é difícil porque nasce em desespero e, além da graça de Deus, os humanos odeiam admitir que estão desesperados.
Mas por outro lado, o que poderia ser mais fácil do que a fé? Não requer força extraordinária, beleza ou inteligência. Ninguém terá uma desculpa no dia do juízo de que o caminho da salvação era muito difícil. Deus simplesmente dirá: "Tudo o que você tinha que fazer era tornar-se como uma criança pequena (Mateus 18: 3), e confiar em mim para cuidar de você. Foi difícil? Foi muito difícil apoiar-se em mim, descansar em minhas promessas, confiar na obra consumada de Cristo? Foi muito difícil aceitar um presente gratuito? Para amar a pérola do perdão? Para amar o Salvador que morreu por você?" É grátis! É de graça! É de graça!
E agora, em conclusão, deixe-me resumir estas cinco observações. E lembrem-se, elas vêm de um apóstolo de Jesus Cristo que viu o Senhor e foi comissionado por ele para revelar os mistérios de Deus (Efésios 3: 3-5). Estas não são fábulas inteligentemente inventadas. São verdades enraizadas na história e provenientes do Jesus ressuscitado e autoautenticado.
Primeiro, todos os seres humanos são pessoalmente responsáveis perante Deus por seu pecado (versículo 19). Segundo, a culpa resultante do homem e a justa indignação de Deus não podem ser corrigidas pelas obras da lei (versículo 20). Terceiro, Deus, por sua própria iniciativa, começou a cumprir nossa justificação pela graça e oferece-a como um dom gratuito (versículos 21-24). Quarto, a maneira como ele fez isto foi enviando seu Filho, Jesus, para nos redimir pela sua morte e demonstrar a justiça de Deus (versículos 24-26). Finalmente, este dom de justificação, a remoção de nossa culpa e da ira de Deus, só vem para aqueles que confiam em Jesus (versículos 22, 25-26). “Exorto-vos, em nome de Cristo, a reconciliar-vos com Deus” (2 Coríntios 5:20). Afaste-se de todas as táticas intelectuais, físicas e religiosas que o mundo usa para evadir sua culpa e descanse em Jesus. Jesus é precioso porque só Ele remove nossa culpa.



Publicado no site: O Melhor da Web em 19/05/2017
Código do Texto: 134979
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA!
DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO!

Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!


Busca Geral:
Título
Texto Título e Texto


CLIQUE AQUI! PARA LER OS TEXTOS CADASTRADOS!
ESSE LINK VAI PARA A PÁGINA PARA EXIBIÇÃO DOS TEXTOS!

Galeria de Fãs
Sou Fã de...