Visitante, seja Bem-Vindo! 
Novo Cadastro
Esqueceu a Senha?

Login: 
Senha:
Silvio Dutra

Todas imagens extraídas da galeria do Google.
kuryos - Silvio Dutra
RSS - As recentes de:Silvio Dutra
&nbnsp;
 

----------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE! Quero incluir Textos! É GRÁTIS, É fácil, É simples, EU POSSO!



Silvio Dutra
Aniversário: 25/11
Cadastrado desde: 29/08/2012 -

Texto mais recente: Pobre e Ainda Rico

Textos & Poesias || Evangélicas

Imprimir
Um Espírito Evangélico
17/07/2017
Autor(a): Silvio Dutra

Um Espírito Evangélico

Por A. W. PInk (1886-1952)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Mais uma vez, empregamos um termo que não ocorre em tantas letras e sílabas nas páginas da Sagrada Escritura. Embora seu som não seja ouvido lá - o senso e a substância disso certamente são - e é um que dificilmente podemos evitar usar se quisermos nos expressar com precisão e inteligência. Embora todos os homens sejam essencialmente "legalistas" por natureza - nada além daqueles a quem o Evangelho de Cristo foi feito o poder de Deus para a salvação, possui um espírito verdadeiramente "evangélico". Os termos são antitéticos, tanto quanto a escuridão e a luz, a escravidão e a liberdade. Um espírito "legalista" é o produto da queda; um espírito "evangélico" é fruto da regeneração. Um espírito "legalista" é a respiração da autojustiça; um espírito "evangélico" é o resultado da autorrenúncia. Um espírito "jurídico" é o trabalho de orgulho e independência; um espírito "evangélico" é a saída de humildade e dependência. Um espírito "legalista" é a inimizade que a mente carnal tem contra a graça de Deus; um espírito "evangélico" é a aquiescência da mente renovada na misericórdia imerecida.
Um espírito evangélico é encontrado onde o coração bate de acordo com a essência e substância do Evangelho. O evangelho não faz nada do homem, mas tudo de Cristo. O Evangelho vem a nós sob o pressuposto, ou melhor, o fato totalmente demonstrado - que somos criaturas perdidas - desesperada, desamparada e irremediavelmente perdidos em nós mesmos. Ele vem a nós como aqueles que são justamente condenados pela santa Lei de Deus - como aqueles que estão agora sob a maldição Divina - como aqueles que estão correndo de cabeça para a eterna destruição! O Evangelho fala da incrível provisão que Deus criou para pecadores depravados e vis! Anuncia as excessivas riquezas da graça - para aqueles que são os seus inimigos inveterados. Proclama uma salvação plena e perfeita para todos os que estão dispostos a recebê-lo. Não só publica um perdão total e libertação do Inferno, mas promete a vida eterna e a glória eterna a todos os que acreditam em suas boas novas! E oferece essas inestimáveis benções livremente, "sem dinheiro e sem preço!"
O Evangelho faz saber como Deus pode mostrar misericórdia aos rebeldes - sem comprometer a Sua justiça; Como Ele pode receber os ímpios - sem violar sua santidade; como Ele pode remir a pena do pecado - sem desonrar Sua Lei; Como Ele pode salvar o próprio chefe dos pecadores - para o louvor da glória de Sua graça. Deus não mostrou misericórdia , à custa da justiça, pois Ele expôs que Cristo é um sacrifício expiatório que é concedido à justiça divina. Deus não manchou a Sua santidade, mas sim o exemplificou e o glorificou, recusando-se a poupar o seu Filho querido, quando Ele suportou os pecados de Seu povo. Deus não desprezou a Lei, pois foi ampliado e honrado pela representação de Emanuel a uma perfeita e perpétua obediência no pensamento, na palavra e na ação. Deus pode salvar o próprio chefe dos pecadores para louvor da glória da Sua graça - sem exigir qualquer preço, porque Ele recebeu o pagamento total de suas dívidas no sacrifício do Calvário, que era e é de valor infinito.
Onde o Evangelho é aplicado pelo poder sobrenatural do Espírito, derrubando toda a sua oposição - a mente concorda cordialmente com seus conteúdos, o coração se alegra, a vontade responde a ela - e, assim, um "espírito evangélico" nasce na alma. O pecador não apenas joga fora as armas de sua guerra contra Deus - mas ele repudia os imundos trapos de sua própria justiça. Ele foi feito para ver e sentir-se tão condenado pela Lei, que vem a saber que não há ajuda em si mesmo. Ele foi levado a perceber que sua alma está mortalmente doente, e que ninguém, exceto o grande Médico, pode fazer-lhe qualquer bem. Ele agora se conhece como um indigente, totalmente dependente da caridade divina, e, portanto, o Evangelho da graça de Deus é mais adequado às suas necessidades e às boas novas gloriosas ao seu coração. É tão verdadeiramente bem-vindo a ele, como alimento para um homem faminto; ou como um copo de água fria seria, para alguém que sofresse as chamas do inferno.
Onde quer que um entendimento tenha sido Divinamente iluminado, onde quer que um coração tenha sido aberto para receber o Evangelho de Deus, existe um "espírito evangélico". O idioma do mesmo é: "Tu, Senhor, é tudo o que eu quero - mais do que todos em Ti, eu encontro. Tua justiça prevalece para me justificar diante de Deus. Tua santidade é minha santificação. Teu sangue remove minhas faltas. Teus méritos conhecem minha indignidade. Teu poder é suficiente para a minha fraqueza. Tuas riquezas fornecem todas as minhas necessidades. Eu vi teu rosto, Senhor Jesus, toda a minha alma está satisfeita ".
Tal aceitação foi feita no Amado, e dada uma posição diante de Deus, que nem a Lei nem Satanás podem desafiar e nos tornar mais próximos e mais caros para Deus do que os santos anjos. Diga a tal pessoa que ainda é necessário algo dele antes que Deus possa considerá-lo com aprovação - para que a redenção de Cristo seja adicionada às suas boas obras - e ele rejeita tal perplexidade com o máximo aborrecimento, como uma mentira do diabo!
No entanto, é de salientar que, enquanto um "espírito evangélico" é o oposto de um "legalista"; é também o inverso de um espírito licencioso. Cristo salva seu povo "de seus pecados" (Mateus 1:21), isto é, do amor e do domínio dos pecados, bem como da poluição e penalização de seus pecados. O Evangelho anuncia a incrível graça de Deus, mas a Sua graça não é exercida à custa da justiça, e sim "reina pela justiça" (Romanos 5:21). A própria graça que proclama uma salvação livre e plena sem dinheiro e sem preço, também funciona poderosamente e é transformadora em seus destinatários, "ensinando-nos (efetivamente, não teoricamente) que, negando a impiedade e as concupiscências mundanas, devemos viver com sobriedade, justiça e piedade neste mundo presente" (Tito 2:12). O evangelho está muito longe de inculcar a ilegalidade. Quando o apóstolo perguntou: "Nós, então (pregando somente a salvação pela graça) anulamos a Lei através da fé?" Ele respondeu: "De modo nenhum, antes, estabelecemos a Lei" (Romanos 3:31), pois o crente está "sob a Lei de Cristo" (1 Coríntios 9:21).
Quanto mais o Evangelho funciona efetivamente naqueles que creem, mais eles ficam conformados, tanto interiormente como externamente, com a imagem de Cristo. E o Senhor Jesus declarou: "Eu me deleito em fazer a tua vontade, ó meu Deus - sim, a tua lei está dentro do meu coração" (Salmo 40: 8). Isso, também, na medida deles, é a experiência e o reconhecimento de cada um salvo por Ele. Disse o apóstolo: "Eu me deleito na lei de Deus segundo o homem interior" (Romanos 7:22), que era a voz de um elemento essencial em um "espírito evangélico". Onde o coração bate verdadeiro para o Evangelho, o possuidor não só é libertado do legalismo ou justiça de si mesmo, mas também é preservado da ilegalidade espiritual. Enquanto nenhum pecador é ou pode ser salvo por causa de suas próprias ações, tão longe do Evangelho e da salvação pela graça que é o inimigo das boas obras, inculca-os: "Porque somos a obra dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, que Deus havia ordenado para que devêssemos andar nelas "(Efésios 2:10; Tito 2:14).
Um "espírito evangélico", então, é aquele que se encontra no equilíbrio bíblico entre dois extremos maus e fatais - legalismo e ilegalidade; autojustiça e autoagrado. Contra estes dois males - o cristão precisa estar constantemente em guarda tanto na doutrina como na prática. Pois, por um lado, há uma tendência para ele "frustrar a graça de Deus" (Gálatas 2:21), "cair da graça" (Gálatas 5: 4), que é feito sempre que trazemos qualquer coisa nossa como o fundamento da nossa aceitação com Deus. Por outro lado, somos sempre propensos a "transformar a graça de nosso Deus em lascívia" (Judas 4), o que é feito quando presumivelmente damos licença à carne e seguimos um curso de autovontade, sob o pretexto de que isso não pode comprometer nossa segurança eterna em Cristo. Para contrariar os levantamentos do "espírito de legalismo", devemos lembrar-nos constantemente que não temos nada de bom, senão o que Deus tem feito em nós, e, portanto, não temos motivo para nos gabar - pois somos o que somos, pela graça de Deus. Para opor-se ao "funcionamento da licenciosidade", devemos ponderar continuamente o fato de que não somos nossos, mas "comprados por um preço alto", e que glorificamos mais a Cristo, quando seguimos o exemplo que Ele nos deixou.



Publicado no site: O Melhor da Web em 17/07/2017
Código do Texto: 135346
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA!
DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO!

Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!


Busca Geral:
Título
Texto Título e Texto


CLIQUE AQUI! PARA LER OS TEXTOS CADASTRADOS!
ESSE LINK VAI PARA A PÁGINA PARA EXIBIÇÃO DOS TEXTOS!

Galeria de Fãs
Sou Fã de...