Visitante, seja Bem-Vindo! 
Novo Cadastro
Esqueceu a Senha?

Login: 
Senha:
DIRCEU DETROZ

dirceu - DIRCEU DETROZ
RSS - As recentes de:DIRCEU DETROZ
&nbnsp;
 

----------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE! Quero incluir Textos! É GRÁTIS, É fácil, É simples, EU POSSO!



DIRCEU DETROZ
Aniversário: 29/01
Cadastrado desde: 27/12/2012 -

Texto mais recente: PARÁBOLAS (Dirceu Detroz)

Textos & Poesias || Artigos

Imprimir
O MURO DA EVOLUÇÃO (Dirceu Detroz)
13/11/2017
Autor(a): DIRCEU DETROZ

O MURO DA EVOLUÇÃO (Dirceu Detroz)

É possível que a evolução humana tenha chegado diante de um muro. Para ultrapassá-lo é preciso pôr abaixo muitas das convenções que escravizam as sociedades. Sabemos que a maioria delas existem há milênios, e foram impostas pela expansão do Cristianismo.

Acreditar que o Cristianismo se impôs pela fé é um erro. O medo e o terror foram fundamentais nessa ascensão. A instituição do pecado. A descoberta do inferno, graças a visão de Dante Alighieri. Enquanto a Bíblia tornava-se a “verdade divina”, muitos viam-se obrigados esconder seus pergaminhos da verdade em cavernas.

O muro ficou mais alto com as barbáries da Inquisição. As labaredas das fogueiras acesas noite e dia. Um método eficiente de exorcismo. Corpos queimados virando cinzas. De algum modo, o mundo foi salvo pela ciência. Sem se esquecer que as religiões e a fé sempre estiveram e estão no foco de todas as atrocidades humanas.

No Brasil, essa sensação de estarmos diante do muro é muito perceptível. De um lado, existem aqueles querendo quebrar o muro das convenções para que a evolução passe adiante. Do outro lado, aqueles com o desejo do muro permanecer intacto. Ainda podemos escolher lados. Não poderemos impedir a implosão do muro

É perceptível também, que as religiões e as crenças estão sendo empurradas para um beco sem saída. Diante dos avanços da ciência o medo foi perdendo sua aura de amedrontador, e a fé perdendo seu grande aliado. Tentam ressuscitá-la através de recompensas materiais. Mais cedo do que se pensa a evolução atravessará o muro. Muitas das convenções atuais estão com seus dias contados.

A evolução está nos levando para um novo patamar nas relações humanas. As convenções impostas pelo Cristianismo fatalmente serão apenas capítulos de livros empoeirados. Poucos despertarão interesse e serão tirados das estantes.

Por mais algum tempo dedos serão apontados na direção de Judith Butler para culpá-la de destruir as famílias. As famílias não serão destruídas. A evolução humana será a responsável por um novo gênero de família. Essa que conhecemos deixará de existir.

Somos críticos ferrenhos da nossa atual educação escolar. A evolução dessa educação já é um reflexo do que acontece nas famílias. É possível educar. É impossível evitar opções e escolhas. Logo enfrentaremos outro “fantasma” que está chegando. A poligamia. O mesmo medo que alimentou a fé, surge diante da evolução.

As convenções que nos trouxeram até aqui já são dinossauros e precisam de uma extinção em massa. O asteroide já está a caminho e não existe fuga. A evolução não irá ater-se diante de convenções, crenças ou fé. Muito menos de vontades e desejos das sociedades. Sejam elas minoria em naves espaciais, ou maioria em diligências.


Publicado no site: O Melhor da Web em 13/11/2017
Código do Texto: 135936
AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA!
DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO!

Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!


Busca Geral:
Título
Texto Título e Texto


CLIQUE AQUI! PARA LER OS TEXTOS CADASTRADOS!
ESSE LINK VAI PARA A PÁGINA PARA EXIBIÇÃO DOS TEXTOS!

Galeria de Fãs
  • Adicionar como fã (necessita estar logado)
    Vai para a página Geral dos Fãs!
    Catherine
     
     
Sou Fã de...