Visitante, seja Bem-Vindo! 
Novo Cadastro
Esqueceu a Senha?

Login: 
Senha:
DIRCEU DETROZ

dirceu - DIRCEU DETROZ
RSS - As recentes de:DIRCEU DETROZ
&nbnsp;
 

----------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE! Quero incluir Textos! É GRÁTIS, É fácil, É simples, EU POSSO!



DIRCEU DETROZ
Aniversário: 29/01
Cadastrado desde: 27/12/2012 -

Texto mais recente: UM 2050 PARADOXAL (Dirceu Detroz)

Textos & Poesias || Crônicas

Imprimir
UM 2050 PARADOXAL (Dirceu Detroz)
13/05/2019
Autor(a): DIRCEU DETROZ

UM 2050 PARADOXAL (Dirceu Detroz)

A reportagem do jornal “The New York Times” sobre o novo estudo divulgado alertando para os perigos que nós representamos ao planeta começa assim: “Os seres humanos estão alterando as paisagens naturais da Terra de forma tão dramática que há pelo menos um 1 milhão de espécies de animais e plantas em risco de extinção".

O relatório com 1.500 páginas que envolveu 145 cientistas além de milhares de fontes, mostra com clareza o quanto estamos afetando a biodiversidade. E se ainda não entramos na lista das espécies ameaçadas, estamos no limite do caminho sem volta.

Possivelmente as preocupações com a explosão demográfica não estejam no relatório final. Ainda é um assunto proibido. Como escrevi uma vez, depois de ler a trama de “Inferno” escrito por Dan Brown, cedo ou tarde os governos terão de encará-lo. Diante do cenário apresentado pelo estudo acho que já demorou demais.

Desde as savanas africanas, chegando as florestas tropicais da América do Sul, a vida animal e vegetal teve uma redução de 20% em cem anos. Com a população do planeta ultrapassando os 7 bilhões, essa redução se deve as atividades humanas para se sustentar.    A agricultura, a pesca, a exploração de madeiras, e a mineração estão alterando o mundo natural.

Nunca a espécie humana produziu tanta comida como atualmente. Só que o planeta paga um preço alto por isto. Em 23% da área terrestre do planeta a agricultura já é prejudicada pela deterioração do solo. Mais de um terço da superfície da Terra, e 75% das fontes de água doce estão reservadas para a pecuária ou agricultura.

O estudo traz também a questão do desaparecimento das abelhas. Estima-se que a falta de polinizadores para frutas e legumes causem prejuízos anuais de US$ 577 bilhões. Com a perda de manguezais e dos recifes de corais, 300 milhões de pessoas serão expostas aos perigos de inundações. Desde a década de oitenta, a poluição por plástico aumentou dez vezes.

O estudo diz que de modo geral e isto é assustador, por obra dos seres humanos cerca de três quartos da área terrestre do planeta foi alterada. Em três séculos, 85% das áreas alagadas desapareceram.

O estudo deixa claro que há muito mais em jogo do que apenas o aquecimento global. Como bem escreve Yuval Noah Harari em “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, desde que se espalhou pelo planeta a raça humana começou a destruí-lo.

A tecnologia prevê um mundo completamente novo em 2050. Se nada for feito, e a vontade de fazer tem esbarrado nas ideologias e no dinheiro, teremos um planeta completamente devastado na mesmo data. Será paradoxal viver neste mundo.


Publicado no site: O Melhor da Web em 13/05/2019
Código do Texto: 139907

AQUI VOCÊ INTERAGE DIRETAMENTE COM O(a) AUTOR(a) DA OBRA!
DEIXE UM COMENTÁRIO REFERENTE AO TEXTO!

Comente esse Texto - Seja o primeiro a comentar!


Busca Geral:
Título
Texto Título e Texto


CLIQUE AQUI! PARA LER OS TEXTOS CADASTRADOS!
ESSE LINK VAI PARA A PÁGINA PARA EXIBIÇÃO DOS TEXTOS!

Galeria de Fãs
  • Adicionar como fã (necessita estar logado)
    Vai para a página Geral dos Fãs!
    Catherine
     
     
Sou Fã de...
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria de Sucesso entre o site Poesias www.omelhordaweb.com.br e o www.efuturo.com.br
Confira. Adicione seus textos nele. O eFUTURO já começou.

Indicamos:Efuturo.com.br - Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos e Espaço Literário.